O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


Nutricionista lança cartilha interativa

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Segundo a autora Daiana do Nascimento Silveira Cabral, a cartilha promove o consumo consciente do mel de abelha
Publicada em: 19 de junho de 2023 - 09h06 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Segundo a autora Daiana do Nascimento Silveira Cabral, a cartilha promove o consumo consciente do mel de abelha Foto: Divulgação

A Prefeitura de Rio das Ostras, por intermédio da secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, apoia o lançamento da cartilha interativa  Mel – Fato ou Fake, da nutricionista riostrense Daiana do Nascimento Silveira Cabral.

A publicação é resultado da dissertação “Avaliação do Perfil do Consumidor de Mel de Abelhas do Estado do Rio de Janeiro: Elaboração de Material Instrucional Interativo para o Consumidor”, do Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia dos Alimentos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).

“A partir dos dados obtidos nesse estudo, foi possível desenvolver um material instrucional e interativo que contém informações que irão sanar as dúvidas do consumidor para embasar a compra de mel e incentivar o consumo consciente”, explica a autora.

Segundo Daiana, a publicação contém espaços de interatividade com divulgação científica em ambiente online, blogs, portais de canais de ciência, mídias sociais, com uma abordagem de informações e conhecimentos científicos e/ou tecnológicos com uma linguagem mais adequada ao público não familiarizado com termos técnicos.

Dúvidas como valor nutricional, propriedades terapêuticas, cristalização e fermentação do mel, validade, testes para identificar se o produto é falsificado, e muitos outros assuntos relacionados ao mel são abordados na cartilha com o objetivo de promover o conhecimento sobre o mel e seus benefícios.

CONSUMO CONSCIENTE DO MEL – A cartilha promove o consumo consciente do mel de abelha como alimento nutritivo e com propriedades terapêuticas funcionais, além de incentivar o produtor local.

Dessa forma, será possível obter uma produção segura na Apicultura em todo processo produtivo para garantir a qualidade do produto até a sua comercialização. A cartilha já se encontra com o registo da Biblioteca Nacional, com o ISBN 978-65-00-61802-0 .

Veja o artigo Impactos dos contaminantes do mel na cadeia produtiva

Artigo IMPACTOS DOS CONTAMINANTES DO MEL NA CADEIA PRODUTIVA IMPACTOS DOS CONTAMINANTES DO MEL NA CADEIA PRODUTIVA

Pesquisa no Portal