Obras abstratas inspiradas no mar são expostas na Casa de Cultura
Publicada em: 28 de julho de 2025 - 11h54 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMA Casa de Cultura Bento Costa Júnior recebe, a partir desta segunda-feira, 28, a exposição “Há (mares) que vêm para bem”, de Maria Carolina Garcia. Moradora de Rio das Ostras, formada em História e mestranda em Artes pela Uerj, Maria traz a inspiração das praias e do mar para as obras abstratas que expõe na mostra.
Usando tinta acrílica na maior parte dos quadros, mas também utilizando óleo, spray e até carvão, ela reproduz o movimento das ondas, suas cores e luzes. Outros tons da natureza, como o verde das folhagens, são utilizados nas criações da artista.
Os nomes das obras emanam criatividade e, por vezes, trazem um toque de poesia. Entre esses, “Domingo à tarde tem cheiro de mar, folha e despedida”, “Tão profundo quanto as águas mais distantes”, “Foi no balanço do mar que eu vim, é no balanço do mar que eu vou embora” e “Duas bordas de um mesmo oceano”.
MERGULHO NA ARTE – No portfólio da exposição, é lembrado que as marés, que parecem ditar o ritmo da vida, são um convite a um mergulho em nós mesmos, no outro e no tempo. “O mar de dentro é cheio: ora sereno, ora revolto, nos derruba e nos levanta. (O mar) nos faz pensar que estamos afogados, mas nos salva enquanto cura”.
Maria Carolina, que tem 27 anos, conta que, por ter nascido e sido criada numa cidade do interior, aprendeu a buscar a beleza excepcional nas coisas simples. Foi o pai dela, também artista plástico, que a inspirou a pintar e criar. Por meio de suas obras, Maria busca se encontrar e representar sentimentos e visões do mundo, construindo um palco para se expressar.
SERVIÇO:
“Há (mares) que vêm para bem” – exposição de Maria Carolina Garcia
Casa de Cultura Bento Costa Júnior
Rua Dr. Bento Costa Júnior, 70 – Centro
De 28 de julho a 26 de agosto
Visitação de segunda à sexta, das 8h às 17h; sábado, de 13h às 17h
Entrada Franca


