OdontoSesc realiza serviços odontológicos gratuitos em Rio das Ostras

Inauguração também contou com atividades de Educação em Saúde
    Nesta quinta, foram distribuídas 500 senhas para serviços odontológicos
  • Foto: Gabriel Sales
    População chegou bem cedo para garantir vaga no projeto OdontoSesc
Publicada em: 10 de Janeiro de 2020 - 10h39 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Inauguração também contou com atividades de Educação em Saúde Foto: Gabriel Sales
Nesta quinta, foram distribuídas 500 senhas para serviços odontológicos Foto: Gabriel Sales

População chegou bem cedo para garantir vaga no projeto OdontoSesc Foto: Gabriel Sales

A Carreta do projeto OdontoSesc, que vai oferecer serviços odontológicos gratuitos para a população de Rio das Ostras, foi inaugurada nesta quinta-feira, dia 9. A unidade móvel está instalada na Praça Cláudio Ribeiro, ao lado da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, na Extensão do Bosque. Moradores chegaram cedo ao local, onde foram distribuídas 500 senhas com direito aos atendimentos que já começam nesta sexta, dia 10, e seguem até o dia 9 de abril.

A chegada do projeto em Rio das Ostras aconteceu por meio de mais uma parceria da Administração Municipal com o Sesc RJ. Para a moradora da localidade de Cláudio Ribeiro, Eliana Cristina da Silva, que chegou bem cedinho para garantir sua senha, exatamente às 5h50, a iniciativa é uma excelente oportunidade para população que deseja cuidar da Saúde Bucal.

“Estava precisando cuidar dos meus dentes há tempo e não podia deixar essa chance passar. É uma ótima iniciativa porque a população mais carente precisa desses cuidados com a saúde. A expectativa é grande e espero sair daqui com um sorriso novo e mais bonito”, disse Eliana.

A coordenadora do projeto OdontoSesc no Rio de Janeiro, Taís Feris, informou que quem pegou as 320 primeiras senhas já saiu com dia e hora de consulta marcados. Já as 180 restantes ficam em fila de espera, que serão chamadas assim que outras pessoas forem recebendo alta do tratamento. O projeto atende munícipes com idade mínima de cinco anos.

Durante os três meses de projeto na Cidade, a equipe do Sesc também realizará um trabalho de Educação em Saúde nas escolas da Rede Municipal, unidades da Secretaria de Bem-Estar Social e para a população em geral. Serão atividades lúdicas, com palhaços, pintura e outras brincadeiras, assim como foi mostrado também na inauguração desta quinta-feira, que atraiu muitas crianças.

“Sempre abrimos esse número de vagas nos municípios onde passamos. Nas cidades do interior as senhas são distribuídas até por volta do meio-dia e aqui acabou antes disso. Superou nossas expectativas. Tão importante quanto proporcionar esse benefício e atividades para a população é que esse trabalho também traz um crescimento pessoal para nossos profissionais, porque antes conhecemos as comunidades mais carentes, e sabemos a realidade, as necessidades de cada uma. É muito gratificante”, ressaltou a coordenadora Taís.

EQUIPE – A equipe do projeto OdontoSesc que atuará em Rio das Ostras é composta por cinco dentistas, cinco auxiliares de Saúde Bucal e um eletricista para cuidar da manutenção. Serão oferecidos, gratuitamente, diversos serviços como: restauração, extração simples (mediante avaliação do profissional), raspagem, radiografia odontológica e promoção da Saúde Bucal.