Oficina orienta educadores sobre primeiros socorros
Publicada em: 22 de Maio de 2015 - 11h27 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMEducadores de Rio das Ostras estão sendo orientados sobre como agir em caso de acidentes nas escolas por meio da oficina “Ações Simples que Salvam Vidas: Primeiros Socorros em Unidades Escolares”. Essas oficinas começaram em 2014 e, já naquele ano, contaram com 150 participantes.
O curso de primeiros-socorros, que tem duração de três horas, é uma parceria das secretarias de Saúde e de Educação, por intermédio do Programa Saúde na Escola e da Equipe de Resgate do Munícipio.
Oferecer aos participantes conhecimentos necessários aos cuidados básicos pré-hospitalares em situações de acidentes é o objetivo da oficina. Dessa forma podem ser evitadas complicações decorrentes de procedimentos inadequados e garantida a melhor evolução e prognóstico da vítima.
Além de educadores, participam das oficinas também integrantes das equipes de limpeza das escolas e alunos com perfil de multiplicadores de informação. Uma dessas oficinas aconteceu na quarta-feira, dia 20, na Casa da Educação.
PROGRAMAÇÃO – Já estão agendadas oficinas para os dias 11 e 18 de junho, no Colégio Municipal Professora América Abdalla; 19 de agosto, na Casa da Educação; 7 e 21 de outubro, no Instituto Municipal de Educação de Rio das Ostras (Imero).
Na oficina são abordados os seguintes temas: avaliação inicial da vitima e cena; obstrução de vias aéreas por corpo estranho (engasgo); parada respiratória e cardiorrespiratória; convulsão/desmaio; sangramento nasal; febre; traumas músculo esqueléticos e odontológicos; ferimentos mais comuns; queimaduras e choque.
O curso é ministrado pelo enfermeiro Marcos Paraguassu Duarte Canelas, especialista em Enfermagem do Trabalho, e equipe de Resgate de Rio das Ostras.