Foto de um por do sol na praia com gaivota sobrevoando e pier ao fundo
  • Você está em

  • Página inicial
  • Notícias
  • Procon
  • Operação Posto Legal fiscaliza prática abusiva nos preços dos combustíveis

Operação Posto Legal fiscaliza prática abusiva nos preços dos combustíveis

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    O Procon realizou, no dia 29 de dezembro, mais uma operação do projeto Posto Legal
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Desde janeiro de 2002, vigora no Brasil o regime de liberdade de preços em todos os segmentos do mercado de combustíveis e derivados de petróleo
Publicada em: 4 de Janeiro de 2022 - 11h42 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
O Procon realizou, no dia 29 de dezembro, mais uma operação do projeto Posto Legal Foto: Divulgação
Desde janeiro de 2002, vigora no Brasil o regime de liberdade de preços em todos os segmentos do mercado de combustíveis e derivados de petróleo Foto: Divulgação

O Procon de Rio das Ostras-RJ realizou, no dia 29 de dezembro, mais uma operação do projeto Posto Legal, onde foi verificada a existência de práticas abusivas nos preços dos combustíveis nos postos do Município.

Desde janeiro de 2002, vigora no Brasil o regime de liberdade de preços em todos os segmentos do mercado de combustíveis e derivados de petróleo: produção, distribuição e revenda. Essa prática está fundamentada pela Lei nº 9.478/1997. Com isso, não há qualquer tipo de tabelamento nem fixação de valores máximos ou mínimos.

“Importante destacar que o Procon não pode regular preços de acordo com a livre iniciativa do mercado. Fazemos um trabalho visando a proteção e a defesa dos consumidores, apurando se há existência de lucro abusivo”, afirmou Dr. Rafael Macabu, coordenador do Procon de Rio das Ostras.

Pesquisa no Portal