Operações de limpeza e ordenação têm resultado positivo
Publicada em: 11 de Março de 2009 - 10h06 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMPrefeitura notificou mais de 400 proprietários de imóveis e 80% deles cumpriram as determinações
As operações de limpeza e ordenação urbana realizadas pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Rio das Ostras já surtem efeitos positivos no município. Em um mês de ações especiais, a Prefeitura já emitiu 413 notificações; desse total, 80% dos proprietários cumpriram as determinações poder público.
“Nas últimas operações, as equipes encontraram um número bem menor de depósitos inadequados de material de obra nas calçadas”, disse o secretário Max Almeida. “A certeza de que a Prefeitura vai recolher o material faz com que as pessoas não desrespeitem a lei”, avalia o secretário.
Até o momento, foram recolhidos mais de 15 caminhões de material de construção – como areia, brita, entre outros – volume que estava despejado nas calçadas e vias públicas, impedindo a circulação de pessoas.
Nessas ações também estão sendo notificados os empreendimentos com potencial de poluição, que, pelo Código Municipal de Meio Ambiente, devem obter licença municipal para operar. Ao todo, foram emitidas 230 notificações de licenciamento ambiental.
O município também multou proprietários de imóveis com ligações clandestinas de esgoto em redes de águas pluviais. O valor total das multas chega a R$ 90 mil.
Encontros com a comunidade – Para informar melhor a população sobre os serviços de manutenção e limpeza urbana e conscientizar os moradores, o secretário Max Almeida e técnicos da Secretaria vão participar de reuniões periódicas nas associações de bairros.
O primeiro encontro será no sábado, dia 14, às 10h, com a Associação de Moradores do Jardim Mariléa, Chácara Mariléa, Porto Seguro e Loteamento Atlântico – Amomar. A reunião será no estádio Emília Rosa Guimarães, na rua Macaé, s/ no, Jardim Mariléa.
“Manter a cidade limpa depende da atuação da Prefeitura e da colaboração dos moradores. É essa a idéia que queremos transmitir”, conclui o secretário.