

Os munícipes de Rio das Ostras são assistidos pelo Serviço de Atendimento às Pessoas Com Ostomia, com equipe multiprofissional, Enfermeiro Estomaterapeuta, Assistente Social, Psicólogo, Nutricionista e equipe técnica, com fornecimento de equipamentos e insumos adjuvantes. O conjunto de ações busca alcançar a qualidade de assistência visando a reabilitação e reinserção nas atividades diárias das pessoas com Ostomia.
Em Rio das Ostras, as pessoas com Ostomias são encaminhadas para o Serviço de Atendimento Às Pessoas com Ostomia (Avenida Campomar. S/ Nº – Unidade Nilson Marins) onde recebem orientações, assistência especializada, participam de grupo de convivência onde ocorrem muitas trocas e experiências em como continuar a vida com ostomia, recebem insumos e adjuvantes para qualidade do cuidado com a Ostomia.
Segundo a Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, a qual institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), no art. 2º considera-se pessoa com deficiência aquela que tem “impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”.