Ouvidoria de Saúde de Rio das Ostras estará em Mar do Norte
Publicada em: 26 de Março de 2008 - 15h19 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMProjeto de Bem com a Saúde começou em Cantagalo, quando foram realizados cerca de 70 eletrocardiogramas
A segunda ação do Projeto De Bem Com a Saúde acontece no Mar do Norte nesta sexta-feira, 28 de março. É uma ouvidoria itinerante que tem o objetivo de aproximar a Secretaria de Saúde da população, incluindo a presença do secretário Sérgio Manhães.
O projeto esteve em Cantagalo na última semana, onde foram realizados vários exames de sangue, medição de glicose e colesterol e eletrocardiograma, além de vacinação contra uma série de doenças.
A equipe de saúde bucal deu dicas de prevenção de câncer de boca, técnicas de higiene bucal e de próteses e apresentou os serviços da rede.
A Secretaria de Saúde criou um protocolo de identificação de cada paciente, pelo qual é verificado índice de massa corporal, circunferência abdominal (para identificar obesidade central), pressão arterial e frequência cardíaca. De posse desses dados, é possível calcular a probabilidade desse paciente em desenvolver doenças cardíacas.
Depois de analisadas as amostras de sangue, os resultados dos exames estarão disponíveis no Posto de Saúde da localidade. Alguns resultados podem ser obtidos na hora, como o de glicose e do eletrocardiograma.