Padaria Escola gera empregos e novos negócios em Rio das Ostras
Publicada em: 14 de julho de 2015 - 10h46 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMOs cursos oferecidos pela Padaria Escola da Prefeitura de Rio das Ostras estão ajudando muita gente a mudar de vida. Desde 2013, quando o projeto foi reformulado e ampliado, mais de 300 profissionais se formaram como padeiros, confeiteiros, cozinheiros e ajudantes de cozinha. Os conhecimentos adquiridos, e a chancela do Senai, garantem aos formados uma excelente receptividade no mercado de trabalho e também os estimulam a abrir o próprio negócio.
De acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, cerca de 70% dos formados conseguem emprego ou abrem o próprio negócio até o final dos cursos.
“O projeto da Padaria Escola tem uma importância muito grande para o Município uma vez que contribui para a qualificação profissional da população. Além de contribuir para que o cidadão tenha acesso ao mercado de trabalho, em parceria com o Sebrae os alunos recebem informações sobre mercado e empreendedorismo o que estimula a abertura de novos negócios e a geração de empregos”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico, Carla Ennes.
Os cursos tem carga horária de 300 horas (padaria e confeitaria) e 360 horas para cozinha industrial. Em 2013, além de reformar a estrutura, a padaria foi ampliada e equipada com materiais para os cursos de cozinha industrial, auxiliar de cozinha e confeitaria. Também foi criado um espaço para a realização de eventos.
Formados, os profissionais buscam uma oportunidade em uma das quase 120 padarias instaladas na cidade, restaurantes, pousadas e outros estabelecimentos comerciais. É o caso do padeiro Gilson de Souza. Morando em Rio das Ostras há pouco mais de 7 meses, ele ficou sabendo do curso pela rádio e se inscreveu. Antes mesmo de completar o curso, concluído em março, Gilson obteve uma vaga em uma loja, de uma rede de padarias, recém-inaugurada no Município, por intermédio do serviço de Banco de Empregos oferecido pela Prefeitura de Rio das Ostras.
“O curso foi muito enriquecedor e abriu uma boa oportunidade para mim. É uma bagagem valiosa. O curso dá toda a base e subsídios para que, agregando com os conhecimentos da empresa, desenvolvermos nosso trabalho com qualidade. Meu chefe sempre me pede currículos de pessoas que se formaram lá. Agora, o objetivo é aproveitar o conhecimento que adquiri e investir na formação contínua para crescer profissionalmente. Quem sabe, futuramente, ter um negócio próprio”, afirma.
Se o negócio próprio faz parte dos planos futuros de Gilson, no caso de seu companheiro de curso, Geziel Moraes, é um sonho em construção. Ao lado da esposa, Lauryanny Veloso, eles investiram na venda de pizza pela Internet e já colhem os frutos. Com cerca de 150 pessoas cadastradas no nosso perfil numa rede social, ele comemora o fato de ter clientes fiéis.
“Atendemos de quinta a domingo e temos pelo menos 50 clientes fiéis que pelo menos uma vez por semana pede a nossa pizza”, disse.
Abrir o próprio negócio era o sonho da esposa, que estava com dificuldade para encontrar profissionais para a pizzaria. Após ser desligado de uma empresa offshore, Geziel encarou o desafio e se inscreveu na Padaria Escola.
“Este curso tem o significado de libertação para mim. Vivia num sistema, preso ao trabalho. Hoje faço com prazer. A padaria escola me possibilitou isso, me ensinou não só sobre como fazer o alimento, mas também sobre cuidados importantes, como a higiene”, explicou.
ESTÍMULO AO EMPREENDEDORISMO – A parceria entre a Prefeitura e o Sebrae prevê a realização de palestras sobre empreendedorismo no período de conclusão dos cursos da Padaria Escola.
CERTIFICADO DO SENAI – O curso de padaria e confeitaria tem por objetivo ensinar o aluno a fazer diversos tipos de pães e produtos congêneres, desde o preparo das massas até sua conservação; conhecer os ingredientes e as boas práticas de fabricação e higiene, além de dominar a técnica de manipulação, sempre respeitando os padrões de qualidade e segurança exigidos.
Quem cursa as aulas de Cozinha Industrial aprende a trabalhar no setor industrial e comercial destinado ao preparo de alimentação em grande escala, bem como desenvolver suas atividades em restaurantes e similares.