Palestra ensina a aproveitar integralmente os alimentos

• Foto: Mauricio Rocha
    Palestra foi ministrada por equipe do Curso de Nutrição da UFRJ Macaé
  • Foto: Mauricio Rocha
Publicada em: 20 de Março de 2019 - 14h43 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Alimentação saudável e com economia. O reaproveitamento de cascas, sementes, talos e folhas evita o desperdício na cozinha e ainda garante receitas nutritivas. Por intermédio da parceria da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca com a Reitoria de Extensão da UFRJ / Macaé, informações assim foram levadas para um grupo de crianças nesta terça-feira, dia 19. A palestra aconteceu no auditório do Parque dos Pássaros.

A palestra sobre cozinha sustentável integra o projeto “Desenvolvimento de Produtos de Origem Vegetal”, do Curso de Nutrição da UFRJ de Macaé, que beneficia a Região Norte Fluminense. Na plateia estavam as crianças atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social – Cras Sul e alunos da Rede Municipal de Ensino de Rio das Ostras.

“Com as palestras, queremos orientar sobre a importância do aproveitamento integral dos alimentos, evitando os desperdícios, e ainda formar multiplicadores de informação”, explica a professora Laís Buriti, coordenadora do projeto, que conta com a participação das alunas bolsistas Carla Suellen Rosa, Remely Rodrigues e Tamiris Muniz.

A garotada mostrou que assimilou bem o aprendizado recebido. “As cascas dos alimentos, que sempre vão para o lixo, podem ser usadas em muitas receitas gostosas”, explica Yasmin Gomes, de 10 anos, que faz parte do grupo do Cras Sul.

Alunos da Escola Municipal Nilton Balthazar que compareceram à palestra também estão prontos para multiplicar conhecimento. “Não fazia ideia que 1,3 bilhão dos alimentos do mundo são jogados fora a cada ano”, conta Pedro Paulo Rodrigues, de 11 anos, que cursa o 7º ano, sobre uma informação que o impactou.

Todos podem colaborar para diminuir o desperdício, como explicam Pedro Paulo e seu colega de turma Samuel de Souza, de 13 anos. “As folhas de beterraba e cenoura ficam ótimas nas saladas”, afirma Pedro. “É possível usar a casca de banana para fazer um bolo”, completa Samuel.

Depois da palestra, as crianças puderam experimentar uma receita com aproveitamento integral dos alimentos, o bolo feito com suco e casca de laranja.

Palestra foi ministrada por equipe do Curso de Nutrição da UFRJ Macaé Foto: Mauricio Rocha
As crianças que participaram da palestra  puderam saborear receita feita com aproveitamento integral dos alimentos Foto: Mauricio Rocha