Foto de um por do sol na praia com gaivota sobrevoando e pier ao fundo

Palestra reúne artistas e produtores no Teatro

  • Foto: divulgação/ Froc
    Descrição da foto
    Artistas e produtores culturais aprovaram a palestra.
  • Foto: divulgação / Froc
    Descrição da foto
    A presidente da Froc, Cris Regis, abriu a palestra.
  • Foto: divulgação/ Froc
    Descrição da foto
    Consultora do Sebrae, Michelyne Silveira.
Publicada em: 20 de Maio de 2022 - 10h22 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Artistas e produtores culturais aprovaram a palestra. Foto: divulgação/ Froc
A presidente da Froc, Cris Regis, abriu a palestra. Foto: divulgação / Froc
Consultora do Sebrae, Michelyne Silveira. Foto: divulgação/ Froc

A Fundação Rio das Ostras de Cultura, em parceira com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SececRJ), por meio da Escola da Cultura RJ e do Sebrae RJ, promoveu na quarta, dia 18, no Teatro Popular, uma palestra com orientações para elaboração de Projetos Culturais. O objetivo foi a qualificação e capacitação dos profissionais ligados às mais variadas classes artísticas. A novidade é que no final do evento foi anunciado para junho quatro oficinas gratuitas disponíveis no formato on line para artistas, produtores, pequenos empresários e fazedores de cultura interessados.

Na palestra de Elaboração de Projetos, ministrada pela consultora do Sebrae, Michelyne de Paula Silveira, o público teve a oportunidade de tirar dúvidas, conhecer o procedimento correto e obter informações detalhadas para poder prestar contas e criar um projeto. Dessa forma, o interessado tem melhores condições de se habilitar para participar de editais da própria Secec-RJ e outros órgãos públicos.

Representando a secretária de Estado, Danielle Barros, a subsecretária de Cultura, Cláudia Viana, falou sobre a importância do evento. “As pessoas estão querendo aprender e tomar as rédeas da situação para fazer com que a sua arte apareça cada vez mais. Por isso, achei a palestra realizada aqui em Rio das Ostras muito boa, onde as pessoas participantes se mostraram muito receptivas ao que foi passado. Todos os envolvidos com Cultura no Estado devem se capacitar para os editais lançados pelo Governo do Estado. Nós da Secretaria de Cultura e Economia Criativa estamos estudando, junto com a secretária Danielle Barros, formas de lançar novos editais, como o “Arraiá Cultural”, que trata de quadrilhas de festas juninas”, declarou.

Para a consultora do Sebrae RJ, Michelyne Silveira, a participação do público foi fundamental para o sucesso do evento. “A participação das pessoas foi muito importante porque as perguntas realizadas no decorrer da palestra foram pertinentes ao conteúdo apresentado. É claro que a dúvida de uma pessoa pode representar a dúvida de outras e conseguimos esclarecer muitos assuntos. O melhor foi ver que as pessoas estavam interessadas em aprender e se qualificar”, informou.

Na opinião da artesã Aline Duarte, moradora de Rocha Leão, a palestra foi muito importante. “Achei tudo muito bom por conta do conhecimento que adquiri. Ainda não consegui participar de nenhum edital, mas, agora, posso dizer que estou preparada para os próximos. Tudo foi muito esclarecedor e tenho certeza que terei mais chances nos próximos editais porque vou conseguir apresentar o meu projeto estruturado da forma correta”, opinou.

De acordo com a presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Cristiane Regis, a parceria com o Governo do Estado tem proporcionado grandes conquistas para o Município. “É importante que consigamos qualificar os nossos artistas para que eles possam expandir a sua arte, fazendo com que a Cultura de Rio das Ostras seja cada vez mais propagada. Estamos dando oportunidades para todos. Teremos mais quatro oficinas gratuitas para que as pessoas possam se qualificar ainda mais visando novas conquistas. O mais importante é ressaltar que as pessoas que se inscreverem, realmente participem para que não tirem a oportunidade de outras”, afirmou.

NOVAS OFICINAS – Dando continuidade à parceria entre a Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa e o Sebrae RJ, no mês de junho mais quatro oficinas estarão disponibilizadas para os interessados  no link https://bit.ly/oficinariodasostras  para formar uma turma de elaboração de projetos para Rio das Ostras. As quatro oficinas são: “Elaboração de Projetos Culturais”, “Gerenciamento de Projetos Culturais”, “Captação de Recursos Para Projetos Culturais” e “Prestação de Contas Para Projetos Culturais”.

Cada oficina tem a duração de quatro horas, divididas em duas aulas de duas horas nos dias e horários disponíveis. O interessado pode escolher uma das turmas no ato da inscrição. As aulas serão online e as participações devem ser ao vivo. Os links são sempre enviados para os inscritos no dia da aula. Cada oficina possui 30 vagas e são distribuídas por ordem de inscrição. As aulas são sempre das 19h às 21h. É importante atentar-se à data da inscrição da turma desejada para evitar inscrição em turmas diferentes no mesmo dia.
Os seus dados pessoais serão utilizados para o cumprimento de obrigações contratuais, legais e regulatórios da Secec e do Sebrae em razão de suas atividades, para a execução de seus programas e prestação de serviços, para fomentar, desenvolver e melhorar soluções para fazedores de cultura, empreendedores e pequenos negócios.

Pesquisa no Portal