• Você está em

• Página inicial
  • Capacitação

Parceria da Prefeitura com Vallourec beneficia mais jovens do Centro Municipal de Inclusão Digital

• Foto: Jorge Ronald
  • Foto: Jorge Ronald
    Thalison Maia é aluno da Oficina de Empreendedorismo
Publicada em: 15 de setembro de 2021 - 14h36 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
A parceria da Prefeitura de Rio das Ostras com a empresa mineira Vallourec está beneficiando uma turma com 27 adolescentes Foto: Jorge Ronald
Thalison Maia é aluno da Oficina de Empreendedorismo Foto: Jorge Ronald

A parceria da Prefeitura de Rio das Ostras com a empresa mineira Vallourec, instalada na Zona Especial de Negócios (ZEN) do Município, está beneficiando mais uma turma, desta vez com 27 adolescentes, por meio do Projeto Voluntários do Saber, no Centro Integrado de Convivência (CIC).

Por intermédio da organização CDM Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana, uma organização sem fins lucrativos, a Vallourec financia o projeto educacional Voluntários do Saber para os jovens atendidos nos Centros Municipais de Inclusão Digital (CMIDs) de São Cristóvão, do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS Sul), em Cidade Beira Mar, e agora do Centro Integrado de Convivência, em Nova Esperança.

Nesta terça-feira, dia 14 de setembro, foi realizada a entrega simbólica dos kits destinados aos jovens que irão participar do projeto. A ação ocorreu na Unidade do CMID localizada no CIC Nova Esperança. “Nas mentorias de Startup e Empregabilidade, proporcionada pelos voluntários da Vallourec, são trabalhados temas sobre autoconhecimento, criatividade, pensamento lógico e crítico, comunicação, networking e habilidades fundamentais, que preparam o adolescente para ingressar no mercado de trabalho”, relata Aline Queiroz, coordenadora do CMID responsável pelo acompanhamento dos estudantes durante as aulas.

Os jovens atendidos do pelo projeto no Centro Integrado de Convivência estão muito esperançosos. “O material doado pela empresa Vallourec irá auxiliar em nosso desenvolvimento, com certeza. Pretendo ingressar na Aeronáutica”, relata Thalison Maia, de 16 anos, aluno da Oficina de Empreendedorismo.

Para Ana Clara Silva Cândido, 14 anos, aluna da Oficina de Start Up, a entrega do kit representa a oportunidade de conquistar um futuro melhor. “O kit é uma ferramenta de saber valiosa. “Acredito que este material vai me ajudar bastante. Precisamos estudar para garantir boas oportunidades”, completou.

PROJETO – A CDM Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana está implementando o projeto através do Programa Mãos de Valor, que já atendeu 28 jovens em junho deste ano e agora, com o crescimento da parceria, irá atender mais 27.

As aulas serão semanais e irão acontecer de setembro a dezembro, sempre de modo remoto.

MENTORIA – A mentoria de Startup Social para adolescentes é inspirada nas startups convencionais com uma metodologia direcionada a alunos do Ensino Fundamental. Os participantes desenvolvem habilidades socioemocionais como trabalho em equipe, diálogo, responsabilidade, criatividade e argumentação.

“Estamos felizes com os resultados do Programa Voluntários do Saber, por intermédio da Vallourec, que conta com a parceria da Prefeitura através do CMID. Ao final de cada ciclo, contrataremos os jovens destaques para nosso Programa de Aprendizes. É uma porta de entrada para o mercado de trabalho e a chance de trabalhar em uma empresa multinacional. A Vallourec acredita que deve cumprir sua função social, promovendo desenvolvimento nas comunidades onde está inserida. A Educação é parte fundamental desta missão. Em 2022, nossa expectativa é estender o alcance do Programa para mais jovens e também aumentar nossa parceria com o Município de Rio das Ostras, que é estratégico para o desenvolvimento dos nossos negócios”, afirmou Leandro Figueira, Gerente Administrativo da empresa Vallourec.

Para nós da Prefeitura Municipal de Rio das Ostras, é muito gratificante ver a consolidação dessa parceria. Estamos muito felizes em ver o quanto os jovens aprenderam na construção dos seus projetos de vida, soluções de desafios e desenvolvimento de diversas habilidades. Saber que ainda têm a oportunidade de ingressar numa empresa do porte da Vallourec, é relamente recompensador”, explica Marcelle Tavares Santa Rosa gerente das três unidades do CMID em Rio das Ostras.