Parque dos Pássaros em Rio das Ostras já recebeu 10 mil pessoas em 2007
Publicada em: 3 de julho de 2007 - 16h06 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMA Unidade de Conservação alia lazer e educação ambiental e recebe visitantes de vários municípios do Rio
O Parque Natural Municipal dos Pássaros, em Rio das Ostras, é mais que uma boa opção de lazer. A Unidade de Conservação abriga o Núcleo de Educação Ambiental e se consolida como um espaço de consciência de preservação. Os números comprovam o sucesso: quase 10 mil pessoas visitaram o Parque neste primeiro semestre, incluindo escolas públicas e particulares de vários municípios do Estado do Rio de Janeiro.
São aproximadamente oito hectares de área preservada de vegetação de restinga, povoada por uma fauna rica e características de Mata Atlântica. A unidade conta ainda com o maior viveiro de pássaros do País, com 48 mil m3.
Mas não é só isso que atrai adultos e crianças. O trabalho de educação ambiental é outro ponto forte da unidade, que só em junho, recebeu 272 estudantes e professores.
Palestras e atividades – Na semana passada, dia 21, o Parque recebeu alunos e professores da Escola Municipal Rozendo Fontes Tavares, de Conceição de Macabu. O Parque dos Pássaros foi escolhido por ser uma referência na região. O grupo participou de uma palestra, ministrada por técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, que apresentaram o Parque e as ações ambientais realizadas pela Prefeitura.
Os estudantes que visitam a unidade também participam de atividades lúdicas voltadas para a consciência de preservação, além de conhecer a trilha ecológica, vêem de perto o trabalho realizado pela Secretaria de Meio Ambiente na recuperação de áreas degradadas, com a re-introdução de espécies nativas, o que contribui para o retorno da fauna local. Os visitantes conhecem também o viveiro conservacionista, adaptado com vários ecossistemas de Mata Atlântica, com objetivo de reproduzir o habitat das diversas espécies de aves.
Guarda Municipal – Neste mês, o mais recente grupo de contratados da Guarda Municipal também visitou o Parque dos Pássaros para conhecer a unidade e suas funções, podendo informar adequadamente à população. Os guardas também receberam orientações de educação ambiental.