• Você está em

• Meio Ambiente

Parque Municipal é atração para moradores e turistas que visitam Rio das Ostras

• Foto: Mauricio Rocha
    Parque Municipal é um espaço ideal para caminhada e ginástica ao ar livre
  • Foto: Mauricio Rocha
    Também é possível fazer piquenique no Parque Municipal
  • Foto: Cláudio Pacheco
    Parque Municipal tem atraído turistas de diversos estados do País
Publicada em: 24 de Janeiro de 2020 - 10h30 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Parque Municipal é um espaço ideal para caminhada e ginástica ao ar livre Foto: Mauricio Rocha
Também é possível fazer piquenique no Parque Municipal Foto: Mauricio Rocha
Parque Municipal tem atraído turistas de diversos estados do País Foto: Cláudio Pacheco

Um dos pontos turísticos mais visitados de Rio das Ostras, o Parque Municipal Roberto Pereira Inocêncio – Roberto Cação tem atraído turistas de diversos estados do País. Mantido pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca do Município, foi inaugurado em 10 de abril de 1997 e possui 31,84 hectares de área verde e estufas para produção de mudas, incluindo árvores frutíferas.

O Parque Municipal é um espaço ideal para caminhada, ginástica ao ar livre, piquenique ou para contemplação da natureza em suas trilhas que levam ao topo da montanha, onde é possível visualizar a paisagem do litoral de Rio das Ostras.

O local conta com estrutura para recepção de visitantes, como parquinho, lago, trilha e o espaço Socioambiental Ipê Amarelo, onde são desenvolvidas atividades de Educação Ambiental.

ESTUFAS – No Parque Municipal são produzidas mudas para o paisagismo. São três estufas em funcionamento, dedicadas a cultivos diferentes: jardinagem, árvores frutíferas e nativas e plantas medicinais, essa última em caráter experimental. São cultivadas árvores frutíferas como cajá, jambo, manga, acerola, pitanga, abacate, figo, graviola, pinha, cacau e abricó.

Entre as plantas ornamentais produzidas estão espirradeira, papoula, croton, moreia, íris da praia, espada de são Jorge e palmeira, das espécies Veitchia e Triangular.

O Parque Municipal também abriga a usina de compostagem, que garante o reaproveitamento integral dos galhos de árvores e plantas podados durante a manutenção paisagística. Esse material, depois de passar pela máquina de trituração, é submetido a um processo natural de decomposição até ficar pronto para ser utilizado na produção de mudas e jardinagem.

FUNCIONAMENTO – Aberto à visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 16h, com entrada gratuita, o espaço está localizado às margens da Rodovia Amaral Peixoto, no Km 156, na altura de Mar do Norte.