Foto de um por do sol na praia com gaivota sobrevoando e pier ao fundo

Participantes de Festival de Pizza ganham Workshop Masterclass

  • Foto: Maurício Rocha
    Descrição da foto
    Chef pizzaiolo demostra técnicas de preparo
  • Foto: Maurício Rocha
    Descrição da foto
    Participaram do workshop cerca de 30 pizzaiolos
Publicada em: 9 de outubro de 2018 - 17h34 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

O Festival de Pizza de Rio das Ostras trouxe qualificação para vários profissionais das pizzarias que estão fazendo parte do evento. Na tarde desta segunda-feira, dia 8, os pizzaiolos se reuniram para participar de um workshop sobre técnicas que envolvem o processo de preparação de pizzas.

Cerca de 30 pessoas participaram do Workshop Masterclass Pizza, ministrado por Pierluigi Russo junto com o chef pizzaiolo Orlando, nomes de prestígio no cenário da culinária italiana. O objetivo foi apresentar fundamentos e técnicas que envolvem a fermentação, preparo da massa, preparação de molho, coberturas e recheios para finalização de pizzas, além de proporcionar aos participantes o desenvolvimento de habilidades e capacitação profissional.

Segundo o técnico e instrutor Pierluigi Russo, é importante saber todos os processos de preparação para que o resultado final seja um sucesso. “A apresentação de farinhas serve para o pizzaiolo entender como se faz o correto processo de fermentação e maturação da massa. Isso ajuda o estabelecimento a desenvolver uma pizza que seja bem digerível. Assim, o cliente não sentirá aquela sensação de pesado, como quase sempre acontece nas pizzarias brasileiras. Em muitos casos, os profissionais não fazem a correta maturação, porque não se têm o conhecimento das farinhas que são usadas e não conhecem os processos apropriados para fazer a pizza”.

Os profissionais que foram indicados pelas pizzarias participantes do festival de pizza, comemoraram a oportunidade de estar em um workshop desse nível. Para o pizzaiolo, Douglas Rodrigues Ramos é uma chance de adquirir conhecimento e qualificação. “Estou tendo uma oportunidade de me aprimorar e aprender novas técnicas. Além disso, levo conhecimento para o preparo da pizza no estabelecimento em que trabalho. Essa qualificação trará mais oportunidades e agregará ao meu currículo”, declarou.

Pizzaiolo no workshop
Chef pizzaiolo demostra técnicas de preparo Foto: Maurício Rocha
Pizzaiolo ministrando workshop
Participaram do workshop cerca de 30 pizzaiolos Foto: Maurício Rocha

Pesquisa no Portal