Foto de uma família curtindo a Praia Boca da Barra num dia ensolarado

Venha se apaixonar
por Rio das Ostras!

As belas paisagens de Rio das Ostras compõem um cenário natural encantador! Praias e atrações fazem parte do roteiro turístico da cidade, como a orla de Costazul, a Praça da Baleia, a Lagoa do Iriry, o Parque Municipal e o Parque dos Pássaros. Muitas outras opções de lazer e entretenimento podem ser encontradas de forma acessível para moradores e visitantes do município.

Foto do Pier de Costazul

Pier de Costazul

O píer avança 200 metros para dentro da praia e além de permitir a observação de uma linda paisagem, é o novo ponto para pesca de caniço. Ideal para aproveitar o nascer do sol e admirar toda orla da praia de Costazul vista por um ângulo privilegiado.

LOCALIZAÇÃO
Foto da Praia de Mar do Norte

Orla do Centro

Com um cenário de tirar o folêgo a Orla do Centro oferece uma excelente infraestrutura, com bares, restaurantes e quiosques. É lá que está localizada a Concha Acústica, a Figueira Centenária e o Poço de Pedras do Largo de Nossa Senhora da Conceição.

LOCALIZAÇÃO
Foto da Praça da Baleia

Praça da Baleia

Esta área de lazer e contemplação abriga a escultura de uma Baleia Jubarte com 20 metros de comprimento de estrutura metálica, recoberta com chapas de bronze e liga de latão. Esta é a maior homenagem a um cetáceo no mundo.

LOCALIZAÇÃO
Foto do Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba

Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba

Inaugurado em 1998, o museu é um dos únicos “in situ” do Brasil. Aberto à visitação pública com exposição permanente de peças catalogadas por época, origem e denominação pelo Instituto de Arqueologia Brasileira (IAB), em reconstituição...

  • LOCALIZAÇÃO
Foto da Lagoa de Iriry

Lagoa de Iriry

Unidade de conservação conhecida pela sua água escura originada pela vegetação existente, que oferece infraestrutura de quiosques, trilhas e um mirante com cerca de 20 metros de altura, que possibilita registrar lindas imagens da cidade.

LOCALIZAÇÃO
Foto da Praça do Trem

Praça do Trem

A Praça do Trem possui uma área de 6.500 m², sendo 420 m² de área construída. A réplica de uma estação de trem, com direito a Maria-fumaça encanta os visitantes. A praça fica localizada na Rua Henrique Sarzedas, s/nº Rocha Leão.

LOCALIZAÇÃO
Foto do Monumento Natural dos Costões Rochosos

Monumento Natural dos Costões Rochosos

O Monumento Natural dos Costões Rochosos, é uma extensa faixa de rochas compreendida entre a Praia da Joana e a Praça da Baleia. Foi transformada em reserva ecológica pela prefeitura e possui grande riqueza de fauna e flora, além de uma bela vista do nascer do sol.

LOCALIZAÇÃO
Foto da Casa de Cultura Dr. Bento Costa Júnior

Casa de Cultura
Dr. Bento Costa Júnior

Construída no final do século XIX para abrigar material de pesca e mais tarde como depósito de sal, somente em meados de 1940 foi transformada em residência da família do médico Bento Costa Júnior. O imóvel, considerado uma das mais...

  • LOCALIZAÇÃO
Foto da Poço de Pedras

Poço de Pedras

Construído pelos escravos em meados do século XVIII, o Poço de Pedras do Largo de Nossa Senhora da Conceição serviu como marco para a construção da cidade de Rio das Ostras...

  • LOCALIZAÇÃO
Foto do Parque dos Pássaros

Parque dos Pássaros

O Parque Natural Municipal dos Pássaros tem o objetivo de preservar um conjunto de áreas que servem de abrigo para a reprodução de espécies de pássaros ameaçadas de extinção. Nele, os visitantes podem observar os pássaros...

  • LOCALIZAÇÃO
Foto da Orla de Costazul

Orla de Costazul

A orla de Costazul conta com área de lazer e preservação, com ciclovia, academia de ginástica ao ar livre, quiosques, playgrounds e 15 mil m² de área de restinga preservada.

LOCALIZAÇÃO
Foto da Figueira Centenária

Figueira Centenária

Árvore centenária localizada à beira-mar que, segundo relatos históricos, serviu de abrigo a Imperadores que faziam em Rio das Ostras uma breve parada em seu roteiro de viagem pela região. A Figueira conta, com bancos ao seu redor para que as pessoas possam descansar à sombra de sua copa e admirar as belezas da costa riostrense.

LOCALIZAÇÃO
Foto do Centro Ferroviário de Cultura

Centro Ferroviário de Cultura

O Centro Ferroviário de Cultura funciona na antiga Estação Ferroviária de Rocha Leão. Sua construção, utilizando mão de obra escrava, iniciou em 1877 e foi concluída em 1887. As paredes, em blocos de pedra bruta fixadas com...

  • LOCALIZAÇÃO

Pesquisa no Portal