O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


População elogia os serviços das unidades de saúde pública

Publicada em: 24 de outubro de 2007 - 10h54 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Prefeitura investiu R$ 31 milhões nos últimos anos para criar UDT, reformar unidades e comprar novos equipamentos

Os investimentos de Rio das Ostras nos últimos anos em saúde pública já rendem resultados visíveis. Moradores da cidade e de outros municípios têm enviado à Prefeitura cartas abertas em agradecimento pela excelência na qualidade do atendimento das unidades de saúde.
Morador há dois anos em Rio das Ostras, Fernando Reis, recorreu aos serviços de saúde pública quando sua filha, Lívia Bragante, sentiu-se mal e foi levada ao Pronto-Socorro. “Lá chegando comecei a observar o excelente atendimento, o que me surpreendeu”, contou. Lívia realizou uma série de exames na unidade pública e foi transferida para o Hospital Municipal para exames complementares. “Fomos atendidos com a maior presteza. Fiquei, novamente, surpreso não só pela qualidade do atendimento como também pelas instalações, dignas de primeiro mundo”, completa Fernando Reis.
Houve necessidade de cirurgia e o morador e a filha receberam todo o apoio necessário da equipe de saúde e assistência social. Como resultado, Lívia passa bem. “Agora eu e minha família estamos mais tranqüilos, pois sabemos que a saúde de Rio das Ostras vai muito bem. Obrigado Prefeito e toda a sua competente equipe”, agradece Fernando.

Atendimento eficiente – O advogado Jair Ferreira, morador de Costazul, fez questão de registrar seu agradecimento ao excelente atendimento médico que lhe foi prestado por toda a equipe médica e assistencial da UDT.
“Como prova de meu eterno agradecimento pela consideração e tratamento humanitário que me foi oferecido”, agradeceu Jair, por meio de uma carta enviada à equipe do Pronto-Socorro. O paciente foi socorrido na Unidade de Dor Torácica – UDT, que vem salvando muitas vidas de pacientes cardíacos.
O desenvolvimento da Saúde no município ganhou força nos últimos dois anos e meio, com investimento de mais de R$ 31 milhões na área, com aquisição de equipamentos de última geração, reforma das unidades – com destaque para o novo Pronto-Socorro -, criação da UDT, ampliação dos programas e projetos de saúde.

Desafios – A Secretaria de Saúde vem enfrentando com eficiência o desafio de atender a uma demanda que cresce mais de 30% ao ano, oferecendo serviços que vão além dos obrigatórios de saúde básica. Alguns postos de saúde, como do bairro Nova Esperança, chegam a atender 1 mil e 500 pessoas por mês, uma média de quase 70 atendimentos por dia, em diversas especialidades, como clínica médica, pediatria, ginecologia, cardiologia, odontologia e nutrição.
Outro problema é atender à crescente demanda de pessoas vindas de outros municípios e até da capital do Estado. No mês de agosto, por exemplo, 48% dos atendimentos na Policlínica do município foram a moradores de fora da cidade. Pelos preceitos do SUS, a rede municipal não pode negar atendimento a quem busca os serviços públicos de saúde. Porém, a Prefeitura vem estudando formas de priorizar os riostrenses, dentro da legalidade.
“Já é de conhecimento em todo o Estado do Rio e no País o salto de qualidade dado pela Saúde em Rio das Ostras nos últimos dois anos. Esse panorama muito nos orgulha, porém nos traz desafios que temos que enfrentar. No entanto, o reconhecimento da população mostra que estamos no caminho certo”, diz o secretário de Saúde Sérgio Manhães.

Pesquisa no Portal