Posto de Saúde de Cláudio Ribeiro promove Arraiá da Estratégia
Publicada em: 26 de julho de 2019 - 11h52 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM


Uma tarde de muita integração e alegria aconteceu no Posto de Saúde do Cláudio Ribeiro nesta quinta-feira, dia 25. O Arraiá da Estratégia contou com a participação de profissionais da Saúde e integrantes do Grupo Metamorfose e da Dançaterapia, que fizeram bonito em mais uma atividade da unidade.
Segundo a assistente social do Núcleo Ampliado de Saúde da Família – Nasf, Ana Lúcia do Nascimento Couto, a unidade que atende idosos, pacientes da Saúde Mental e outras pessoas com algum tipo de síndrome, sempre aproveita as datas típicas para realizar alguma atividade com eles e também com a participação das famílias.
“Conseguimos alcançar um grande êxito de socialização e hoje realizamos a festa julina com a quadrilha, que fez parte da Dançaterapia. Já tivemos relatos de pacientes sobre melhora com o tratamento e diminuição de medicamentos. A equipe e as famílias acompanham sempre e o convívio é ótimo. Nossa proposta é buscar mais pessoas para o grupo”, ressaltou Ana Lúcia.
O que não faltou foi animação dos participantes, que foram todos caracterizados de caipira. Para Joana Darque de Oliveira, de 66 anos, os eventos no Posto de Saúde são sempre uma alegria e uma forma de estar se exercitando. “Gosto de participar de todas as atividades. Me aposentei e é muito difícil para o idoso ficar parado, senão atrofia tudo. Hoje não tenho dificuldade de interagir com outras pessoas e fisicamente melhorei muito também. Somos bem cuidados e fazer amigos é muito bom”, acrescentou.
A quadrilha foi guiada pela professora de dança, Patrícia Soares Bandeira, que realiza um trabalho voluntário na unidade.
METAMORFOSE – De acordo com a técnica de enfermagem e responsável pelo Grupo Metamorfose, Cláudia Regina Campelo, as reuniões acontecem às terças e sextas-feiras, a partir das 8h. Ela contou que é um momento em que os pacientes aferem pressão arterial e glicemia, participam de rodas de conversa, que abordam temas como saúde mental e física, higiene pessoal e bucal, também leem textos de reflexão, entre outras atividades.
“Desde o início do grupo, percebemos uma autoindependência dos pacientes. Eles estão mais seguros para participar das atividades. Muitos chegaram aqui sem motivação até para viver e, hoje, com as práticas alternativas e integrativas que implantamos, identificamos uma melhora bastante significativa na vida deles”, destacou Cláudia.
ESTRUTURA – Ainda segundo a assistente social Ana Lúcia Couto, desde janeiro houve várias melhorias na unidade. “Fizemos o levantamento das necessidades e o prefeito Marcelino disponibilizou logo o suporte. “Desde janeiro, o Posto de Saúde está com tudo funcionando. Agora temos todas as salas e auditório climatizados, vacinas, eletrocardiograma, coleta de sangue, teste do pezinho e preventivo. Tudo isso é um grande ganho para a unidade e população”, completou.