O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


Praça da Baleia e sinalização turística ficam prontas até o Verão

  • Foto: Gabriel Sales
    Descrição da foto
    Obras da Praça da Baleia devem ficar prontas até o Verão
  • Foto: Gabriel Sales
    Descrição da foto
    Canteiros, piso, deck e iluminação da Praça da Baleia vão passar por intervenções
Publicada em: 30 de agosto de 2019 - 12h38 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

A Prefeitura de Rio das Ostras está aplicando as verbas provenientes de emendas parlamentares destinadas exclusivamente ao turismo na obra de revitalização da Praça da Baleia, e na implantação da nova sinalização turística. A previsão é de que no Verão as intervenções estejam concluídas.

A Praça da Baleia, o ponto turístico mais visitado da cidade, já está em obras, depois da paralisação que aconteceu em 2015. Serão trocadas as bombas da escultura e refeitos os canteiros, piso, deck de madeira e guarda-corpo. O projeto de iluminação também passará por intervenção e a Guarda Civil Municipal ganhará uma base fixa, que será construída no lugar do trailer, a fim de dar mais qualidade ao atendimento do público. A emenda parlamentar veio por intermédio do deputado Adrian Mussi, destinada para investimentos no setor turístico.

Também estão a todo vapor a produção das placas da nova sinalização turística. A empresa já está com um galpão em Rio das Ostras e, muito em breve, começará a implantação. Segundo os responsáveis pela empresa que ganhou a licitação, a nova sinalização estará pronta até o início de dezembro. A verba federal chegou à Rio das Ostras também por emenda parlamentar, direcionada pela deputada Soraya Santos.

A ideia é que Rio das Ostras chegue a alta temporada de cara nova. “Embora ainda tenhamos muito o que fazer, ter a Praça da Baleia revitalizada e uma nova sinalização turística já trará benefícios para a atividade turística”, disse a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Rio das Ostras, Aurora Siqueira.

Reforma do deck de Costazul – Embora a Administração Municipal esteja empenhada em investir na reforma de todo deck de Costazul, um entrave jurídico impede que a obra seja feita.

Como os quiosques são explorados por permissão, a gestão anterior criou uma Lei Municipal em 2017 passando a responsabilidade de reforma e manutenção da orla para os permissionários, fato que está impedindo os investimentos da Administração.

Empenhada em reverter esta situação e fazer a obra, a Secretaria de Turismo está trabalhando junto com a Procuradoria Geral do Município para ajustar a legislação. “O processo já está adiantado e deve ir para Câmara ainda este ano para apreciação dos vereadores e votação. Com a nova Lei, a Administração Municipal voltará a ser responsável pela obra. Enquanto isso não estiver solucionado, estamos impedidos de fazer qualquer investimento de recursos públicos na orla de Costazul”, explicou Aurora Siqueira.

Obras da Praça da Baleia devem ficar prontas até o Verão Foto: Gabriel Sales
Canteiros, piso, deck e iluminação da Praça da Baleia vão passar por intervenções Foto: Gabriel Sales

Pesquisa no Portal