Prefeito de Rio das Ostras vai ao encontro do Ministro da Educação visando permanência da UFF
Publicada em: 16 de agosto de 2005 - 11h40 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMNesta segunda-feira, dia 15 de agosto, o prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto, foi ao encontro do Ministro da Educação, Fernando Haddad, no Rio, para garantir a permanência da Universidade Federal Fluminense no município. O prefeito expôs ao ministro sua preocupação com a manutenção do convênio firmado com a UFF, assinado em 2003 e com término previsto para 2008.
“Estamos voltando todos os esforços para a permanência definitiva da UFF em nosso município e não somente até 2008. Para isso, contamos com a parceria com o MEC”, disse Carlos Augusto, uma vez que atualmente a universidade é mantida exclusivamente pelo município.
O prefeito defendeu a parceria com o MEC, uma vez que, apesar da receita de royalties, o município tem hoje gastos expressivos com infraestrutura e demandas sociais por ser uma cidade em franco crescimento. Carlos Augusto solicitou a Fernando Haddad que o MEC destine para a UFF em Rio das Ostras pelo menos 150, das 4 mil vagas previstas para o próximo concurso de professores universitários federais. Em contrapartida, a prefeitura continuaria arcando com todos os custos de infraestrutura do Pólo Universitário, incluindo a construção de um novo e equipado prédio para acolher a universidade. “O concurso é uma forma de ratificar a intenção da UFF de permanecer no município”, destacou o prefeito.
O prefeito explicou ainda que a Prefeitura está impedida pelo Tribunal de Contas do Estado de repassar verbas à UFF, por conta da reprovação da prestação de contas por parte da universidade.
O ministro Fernando Haddad garantiu não descartar a possibilidade de o Ministério destinar as vagas para Rio das Ostras no próximo concurso. Ele mostrou interesse na resolução do assunto e agendou uma próxima reunião com o prefeito Carlos Augusto, quarta-feira, dia 17, em Brasília. Para esse encontro, o prefeito levará ao ministro os termos do convênio, o relatório do Tribunal de Contas do Estado – que reprovou a prestação de contas da universidade – e um abaixo-assinado, com mais de 15 mil assinaturas, de iniciativa dos educadores da Rede Municipal de Ensino, pedindo a parceria do MEC na manutenção da UFF em Rio das Ostras.
MUDANÇA DE AGENDA – O ministro Fernando Haddad viria a Rio das Ostras participar de um evento promovido pelo MEC, mas teve de se dirigir à cidade do Rio de Janeiro devido à mudança de agenda. Diante da importância da manutenção da UFF em Rio das Ostras, e da oportunidade da presença do ministro no Estado do Rio, o prefeito Carlos Augusto foi em busca de uma solução para o assunto.


