Prefeito debate projeto de clínicas especializadas em autismo

• Foto: Mauricio Rocha
Publicada em: 12 de agosto de 2019 - 14h16 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Na última sexta-feira, dia 9, o prefeito Marcelino Borba recebeu, em seu gabinete, o secretário de Governo da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, Eronildes Bezerra, e o advogado Carlos Magno de Carvalho, para uma reunião visando a criação de clínicas de atendimento especializado para crianças e adolescentes, e suas famílias, com o transtorno do espectro autista (TEA) em toda a região.

O objetivo, além da implantação de clínicas nos municípios da Baixada Litorânea, é buscar identificar as pessoas portadoras de autismo e criar uma forma especial de atendê-las. A ideia é fazer com que o projeto seja nos moldes da Clínica-Escola do Autista de Itaboraí, referência em todo o país, respeitando as realidades de cada município, idealizada por Berenice Piana, coautora da Lei 12.764, que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

De acordo com o prefeito Marcelino Borba, a regionalização é importante para que o atendimento seja unificado. “A união entre os municípios vai proporcionar um melhor atendimento à população e é uma forma de darmos possibilidade de uma inserção maior dessas pessoas na sociedade”, declarou.

Para o secretário de São Pedro da Aldeia, é importante não pensar em São Pedro da Aldeia de forma isolada, principalmente quando se fala em saúde e em cuidado. “Se esses discursos ficarem isolados, eles acabam não trazendo a solidez que o processo necessita. Eu gostei muito do que vi em Itaboraí. É um modelo que nós vamos seguir, mas é importante que cada município pense qual vai ser o seu formato de trabalho”, salientou Eronildes Bezerra.

Participaram ainda da reunião a secretária de Bem-Estar Social de Rio das Ostras, Eliara Fialho; a subsecretária de Educação, Hionar Cunha; e a coordenadora de Educação Inclusiva, Cristiane Camacho. Um novo encontro entre os representantes dos municípios está agendado para o próximo dia 14 de agosto, em São Pedro da Aldeia, para dar continuidade ao projeto.

Prefeito Marcelino recebeu secretário de Governo de São Pedro da Aldeia para debater projeto de clínicas Foto: Mauricio Rocha