Prefeitura anuncia início da revitalização da Praça da Baleia

• Foto: Mauricio Rocha
Publicada em: 5 de julho de 2019 - 14h19 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

O setor turístico de Rio das Ostras já pode comemorar. A Prefeitura acaba de anunciar o início da revitalização da Praça da Baleia, um dos maiores cartões-postais da cidade, e a implantação da tão aguardada sinalização turística. O prefeito Marcelino Borba recebeu no gabinete na manhã desta quinta-feira, 4 de julho, representantes da Caixa Econômica Federal (CEF) e das empresas responsáveis pelos projetos. Os investimentos de R$ 2.068 milhões para estas obras são resultado de repasses do Governo Federal, por meio de emendas parlamentares.

O engenheiro da Caixa Econômica, André Almeida, responsável por acompanhar as obras de Rio das Ostras esclareceu todas as dúvidas das empresas que venceram as licitações e deverão iniciar os trabalhos na cidade a partir do dia 15 de julho.

A Praça da Baleia terá a obra de revitalização reiniciada, depois da paralisação que aconteceu em 2015. O prazo previsto para término dos trabalhos é de seis meses, e o ponto turístico, um dos mais visitados de Rio das Ostras, já estará de cara nova no próximo verão.

O gerente regional da empresa Sinasc, Charles Torres, que vai realizar a execução e implantação da nova sinalização turística de Rio das Ostras, também garantiu que o trabalho estará finalizado para a alta temporada.

O prefeito Marcelino ressaltou a importância do trabalho em conjunto para o bom andamento das obras no Município. “Reuniões como esta, para estreitar a relação da Prefeitura com a Caixa Econômica, que é o órgão financiador, e os executores das obras, agilizam o trabalho e temos mais eficiência na prestação de serviços para a população. E é isso que todos nós queremos”, disse.

Mais investimentos, mais obras – Outras seis obras serão iniciadas no próximo semestre também com recursos do Governo Federal.

Reunião dá o pontapé inicial para obra de revitalização da Praça da Baleia e implantação da sinalização turística Foto: Mauricio Rocha

O Ministério do Esporte vai repassar mais de R$ 6 milhões para obras do Centro Esportivo Chico Leite, no Village; Parque da Cidade, em Nova Cidade; do Campo de Futebol do Serramar; e do Ginásio Poliesportivo Benedito Zarour, em Jardim Mariléa.

A praça Gilson Zarour, no Liberdade, também passará por reforma com repasse proveniente do Ministério das Cidades, e a orla de Costazul, no trecho entre a Av. Governador Roberto Silveira e a Lagoa de Iriry, também receberá melhorias com recurso de emenda parlamentar, via Ministério do Turismo.

Alguma dessas novas obras já estão com licitações marcadas para esse mês, e outras estão em fase inicial de entrega de projeto e documentação à CEF, mas todas estão confirmadas e devem ser concluídas até o final de 2020.

Também estavam presentes na reunião os secretários de Obras, Daniel Gomes; de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Aurora Siqueira; de Gestão Pública, Mário Baião; e o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Gilberto Menezes.