Prefeitura apresenta novos números do “Jazz e Blues”

• Foto:
Publicada em: 22 de novembro de 2021 - 15h42 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

21,3% dos turistas visitaram a cidade pela primeira vez e mais de 20% se hospedaram na rede hoteleira

Uma pesquisa levantada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Rio das Ostras avaliou o perfil dos visitantes do Município durante o Festival de Jazz & Blues, que aconteceu no feriado da Proclamação da República, entre 12 e 15 de novembro.

Dos 10 mil turistas que passaram por Rio das Ostras, 21,3% visitaram a cidade pela primeira vez e 94,8% afirmaram querer voltar no próximo ano. Este público injetou mais de R$ 8 milhões na economia local. Destes visitantes, 21,8% ficaram hospedados na rede hoteleira (com mais de 80% de taxa de ocupação) e 8,9% em casas alugadas.

Das cidades de origem, mais de 30% veio da capital, Rio de Janeiro, quase 6% foram oriundos de Macaé, Campos dos Goytacazes e Niterói. Também estiveram presentes moradores de Nova Friburgo, Cabo Frio, Nova Iguaçu, São Gonçalo, Teresópolis e Duque de Caxias.  De outros estados foram identificados turistas de Recife (Pernambuco) e Vitória (Espírito Santo).

Cerca de 60% dos amantes do jazz e do blues usaram carro próprio para chegar a Rio das Ostras e 8,3% chegaram de ônibus regular. Dos entrevistados, 79,9% disseram ter escolhido passar o feriado em Rio das Ostras exclusivamente por causa do Festival e 20,1% por outros atrativos.

Os homens foram a maioria com 51,4% de presença e as mulheres, com 48,6%. A faixa etária predominante do público foi entre 26 e 55 anos. Entre 26 e 35 anos, foram 30%; de 36 a 45, 26,4%; 46 e 55 anos, 19%.

O nível de escolaridade dos turistas, em sua maioria, foi de superior completo e incompleto com 57,4%. Com mestrado e doutorado, 24,8%.

Mais de 40% dos participantes disseram que o que mais gostaram no evento foram os artistas e shows; quase 24%, a organização; 10% palco, estrutura e iluminação.

FESTIVAL – Nos quatro dias do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival, centenas de artistas internacionais, nacionais e locais executaram mais de 100 horas de música com 30 shows, divididos em quatro apresentações diárias no palco principal de Costazul, duas no Palco Iriry e duas na Casa do Jazz, também em Costazul. Do setor da gastronomia, 18 estabelecimentos comercializaram sua culinária e 70 artesãos expuseram seus produtos num espaço exclusivo para eles.

REALIZAÇÃO – O Rio das Ostras Jazz & Blues é uma realização da Prefeitura de Rio das Ostras e Fundação Rio das Ostras de Cultura; com apresentação do SESC, Lei Estadual de Incentivo à Cultura; patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, Sapura, Vallourec, Enel e Oceânica; apoio da Terrapleno Terraplenagem e Construção, Like Produtora, Sindicomércio, InterTV e Alternativa Internet; e produção da Azul Produções Artísticas.