Prefeitura atualiza Boletim Epidemiológico do município

Prefeitura de Rio das Ostras
Publicada em: 27 de Março de 2020 - 18h17 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Prefeitura de Rio das Ostras Foto: Divulgação

A Prefeitura de Rio das Ostras, por intermédio da Vigilância Epidemiológica, informa que até esta sexta, dia 27 de março, foram notificados 42 casos suspeitos para COVID-19, de acordo com dados coletados entre os dias 27 de fevereiro e a data de hoje.

Desses casos registrados, três casos foram descartados e os demais aguardam o resultado de exame laboratorial que será informado pelo Laboratório Central Noel Nutels (LACEN-RJ), após análise.

É importante frisar que, seguindo determinação do Ministério da Saúde, por meio da Portaria nº 454, todo o território nacional passou para a condição de transmissão comunitária, por não saber com exatidão os prováveis transmissores. Por esta razão, todas as pessoas que apresentarem Síndrome Gripal, com febre (38°C), acompanhada de tosse ou dor de garganta, dificuldade respiratória e pelo menos um dos sintomas: cefaleia, mialgia na ausência de outro diagnóstico específico, deverão ser notificados por profissional de saúde com caso provável de COVID-19.

Portanto, mesmo sem casos confirmados até o momento, Rio das Ostras pode ter um aumento do número de notificações. É importante ressaltar também que somente os casos graves e que necessitem de internação serão colhidas amostras para realização de exames enviados ao laboratório LACEN no Rio de Janeiro. Nos demais casos, as pessoas devem ficar em isolamento domiciliar, de repouso e consumindo bastante água.

MEDIDAS PREVENTIVAS – A atual Administração Municipal tem decretado medidas preventivas contra a pandemia do coronavírus para garantir a qualidade de vida da população. Dentre essas medidas estão o controle de circulação da população e, em parceria com o Poder Legislativo, a redução de despesas de custeio dos dois Poderes. O objetivo dessas ações é dispor recursos, respeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal, para mais investimentos nessa área. Está previsto a contratação emergencial de profissionais que vão atuar em ações contra o COVID-19 e nas barreiras sanitárias que serão implantadas nas entradas do município para procurar conter ainda mais a circulação do vírus no município.

RECOMENDAÇÃO – Profissionais da Saúde de Rio das Ostras continuam atentos e seguindo com o Plano de Contingência ao Coronavírus, no intuito de acolher e identificar, precocemente, os casos suspeitos que possam surgir no Município.

É importante que a população fique em casa e saia somente se necessário. Além disso devem ficar atentos aos dados oficiais dos órgãos competentes, a Secretaria de Estado e Ministério da Saúde. Os dados do município estão sendo disponibilizados no portal oficial. www.riodasostras.rj.gov.br