• Você está em

• Página inicial
  • Esporte

Prefeitura de Rio das Ostras e comissão de profissionais de Educação Física estudam decreto para a categoria

• Foto: Celso Avila
    A categoria está regulamentada a cerca de 22 anos no Brasil.
  • Foto: Celso Avila
Publicada em: 22 de Janeiro de 2021 - 17h07 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

O Assessor Executivo, responsável pela execução, monitoramento e gestão das ações orçamentárias da função 27, Desporto e Lazer da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, Alberto Moreira Jorge,  se reuniu na manhã desta sexta-feira, 22, com Professores de Educação Física do Município. Em pauta o projeto de tornar a atividade essencial ao bem-estar e à Saúde da população.

O encontro reuniu profissionais que atuam em academias e centros esportivos de Rio das Ostras, e serviu para a apresentação de uma demanda da categoria – a emissão de um decreto municipal que defina a Educação Física como essencial para a Saúde das pessoas, independente da idade, do sexo ou da condição social dos praticantes.

A Educação Física foi regulamentada como profissão em 1998, garantindo desde então que os serviços em atividades físicas sejam prestados com qualidade e segurança por profissionais habilitados.

“É muito importante que nosso prefeito abrace a categoria, abrace a Educação Física. Seria como mostrar a importância do trabalho do profissional formado para a Saúde e o bem-estar da população riostrense” destaca o Professor Raphael Morote, um dos idealizadores do encontro desta sexta.

Morote destaca que a categoria está regulamentada a cerca de 22 anos no Brasil, com grandes conquistas registradas neste período, entre elas o reconhecimento da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre os benefícios da atividade física na vida das pessoas.

“Podemos afirmar que para cada US 1,00 investido na Educação Física os governos podem economizar até US$ 3,00 em seus sistemas de Saúde. Entendo que neste momento de pandemia nosso trabalho deve ser ainda mais destacado pelo bem da nossa população.  É bom lembrar que 19 municípios do estado do Rio já possuem Leis ou Decretos semelhantes, que reconhecem a importância de nossa atividade” destaca o Professor.

Para o Assessor Executivo Alberto Moreira Jorge, a reunião inicia um importante processo de parceria entre a Prefeitura e a categoria . Ele lembrou que o Conselho Regional de Educação Física precisa ter um braço oficial em Rio das Ostras, e que a atual administração estará ao lado dos profissionais para que isto ocorra rapidamente.

“Agora vamos preparar um decreto, que será apresentado ao executivo, ressaltando a importância do trabalho desta categoria. Também queremos ir além, trabalhando com as academias da Cidade, mostrando que a educação física não é apenas Esporte, mas Saúde para nossa população, especialmente nestes tempos de pandemia” acrescentou Betinho.

O Assessor acrescentou que é fundamental que seja criado um canal de comunicação permanente entre o Município e os profissionais de Educação Física para que futuros projetos sejam desenvolvidos se levando em conta a importância do trabalho desenvolvido pela categoria.

“ Vamos conversar com a Comissão de Esportes da Câmara Municipal para apresentar nossas propostas e projetos. Queremos ir além do que já fizemos, voltar a oferecer Esporte e Lazer de qualidade para nossa população, olhar da criança à Terceira Idade, não nos esquecendo também das pessoas com deficiência (PcD). Os profissionais de Educação Física podem nos ajudar muito neste novo momento que queremos trazer para Rio das Ostras”,  destacou.

O encontro reuniu profissionais que atuam em academias e centros esportivos de Rio das Ostras. Foto: Celso Avila
A categoria está regulamentada a cerca de 22 anos no Brasil. Foto: Celso Avila
Cerca de 19 municípios do estado do Rio já possuem Leis ou Decretos sobre o tema. Foto: Celso Avila
O subsecretário de Desporto e Lazer se reuniu com Professores de Educação Física do Município. Foto: Celso Avila