Prefeitura de Rio das Ostras incentiva plantio do feijão
Publicada em: 11 de Abril de 2013 - 08h23 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMSafra 2013 tem expectativa de produção de 70 toneladas
Cerca de 70 produtores rurais de Cantagalo, zona rural de Rio das Ostras, iniciaram o plantio de feijão, principal atividade agrícola do município. A Secretaria do Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca realizou uma seleção dos produtores para identificar o perfil de cada um. Eles recebem apoio, da Prefeitura, com máquinas para plantio, sementes e adubo, além do beneficiamento dos grãos.
Visando oferecer uma safra de boa qualidade, a Prefeitura vem investindo na qualidade da plantação. Após pesquisas, os técnicos identificaram que a melhor espécie a ser plantada é o feijão Xodó, por ser a que melhor se adaptou a nossa região.
A previsão é que o plantio aconteça até o dia 20 de maio, com a colheita prevista para 120 dias, período em que geralmente acontece a tradicional Festa do Feijão na localidade de Cantagalo, evento que reúne produtores e consumidores, no mês de setembro.
O Diretor do Departamento de Agricultura e Pecuária da Prefeitura de Rio das Ostras, o técnico agrícola Edgar Rocha, destacou que o município também investe na diversificação, permitindo assim o plantio de várias culturas. “A medida aumenta a renda familiar, além de contribuir para melhorar a qualidade do solo, reduzindo pragas e doenças”, disse.
PLANTIO DO FEIJÃO – A propriedade de 1 hectare da produtora Emilce Sardinha já recebeu as sementes. O trabalho começou esta semana após o período de fortes chuvas e a previsão é que o feijão comece a germinar dentro de 20 ou 30 dias. “Sem a ajuda da prefeitura seria impossível plantar o feijão”.
O diretor do Departamento de Agricultura, Edgar Rocha, explica que tudo é feito para incentivar a produção local. “Nossa expectativa é que dentro de quatro meses tenhamos uma média de mil quilos por hectare, ou seja, cerca de 70 toneladas de feijão Xodó (preto) e Pingo de ouro (vermelho), que são espécies mais adaptadas ao clima da nossa região, além de terem boa aceitação comercial”, comentou.
Lindomar Pereira é outro produtor de Cantagalo que mostra satisfação quando fala do apoio que recebe da Administração Municipal. Para ele, o incentivo é muito importante, principalmente para quem não dispõe de recursos para comprar sementes e adubo. “Estou há dois anos aqui em Cantagalo e fico grato pela ajuda que tenho recebido. Com certeza, ficaria muito difícil plantar e colher essa quantidade de feijão”, enfatizou.