O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


  • Você está em

  • Página inicial
  • Notícias
  • Meio Ambiente
  • Prefeitura de Rio das Ostras investe na diversificação agrícola no município

Prefeitura de Rio das Ostras investe na diversificação agrícola no município

Publicada em: 8 de Abril de 2013 - 08h24 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Proposta do Governo é oferecer ao produtor rural mais opções de atividade agrícola para aumentar a renda familiar

Com apoio da Prefeitura de Rio das Ostras, cerca de 100 produtores rurais do município encerram a colheita do milho na próxima semana. A expectativa é de que sejam produzidas 260 toneladas de grãos, em 104 hectares de área cultivada. A informação é do Diretor do Departamento de Agricultura e Pecuária da Secretaria do Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca, Edgar Rocha.

Pelo Projeto de Incentivo ao Plantio, a Prefeitura visa aumentar a qualidade do produto oferecido. A Secretaria vem investindo na qualidade das sementes distribuídas entre os produtores rurais.

O município também oferece assistência técnica, com agrônomos e técnicos agrícolas, no preparo do solo, por meio de patrulhas mecanizadas, fornecimentos de adubo e beneficiamento do produto durante o período de colheita.

A produção 2012/2013 está sendo escoada no mercado interno. Este ano, a saca de 50 kg do produto está sendo comercializada em média a R$ 42,00, com uma valorização de R$ 2, em relação ao ano passado. O reajuste vem agradando os produtores, após sofrerem com condições climáticas adversas. A colheita desse ano começou na primeira quinzena de fevereiro e se encerra na próxima semana. A cultura do milho dura de 90 a 120 dias.

DIVERSIFICAÇÃO – Edgar Rocha destacou ainda, que o Governo vem desenvolvendo junto aos produtores rurais do município um trabalho de conscientização sobre a importância da diversificação agrícola. Essa medida permitirá ao produtor produzir o ano inteiro com culturas alternativas. Ele exemplificou que agora em março o município dará inicio à cultura do feijão, sendo que o produtor poderá usar a mesma área. O Projeto de Incentivo ao Plantio do milho já existe há três anos.

Pesquisa no Portal