Prefeitura de Rio das Ostras oferece Programa de Estágios

• Foto: Ákilla Ribeiro
Publicada em: 14 de setembro de 2018 - 14h41 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Um bom estágio pode agregar ao aluno em formação mais que conhecimento técnico; pode oferecer experiência prática e um bom currículo. Como forma de proporcionar melhor qualificação profissional a nossos moradores, a Prefeitura de Rio das Ostras promove o Programa de Apoio à Formação Acadêmica, que este ano já conta com 553 estudantes cadastrados.

O Programa, gerido pela Secretaria Municipal de Gestão Pública, oferece oportunidades de estágio supervisionado a estudantes de níveis Superior, Médio Técnico Profissionalizante e de Formação de Professores. O estágio é não remunerado e atende aos alunos de cursos nos quais esse período de experiência prática é obrigatório ou àqueles que desejam realizar trabalho voluntário.

QUALIFICAÇÃO – Os estagiários desenvolvem atividades práticas, em suas áreas de formação, atuando em órgãos municipais e de outras esferas, entidades públicas e privadas, ONGs e empresas sediadas na cidade.

“Nosso objetivo é preparar esses estudantes para um futuro profissional bem sucedido. O estágio complementa o conhecimento teórico adquirido na formação acadêmica e contribui para aumentar o potencial de empregabilidade desses alunos, moradores de Rio das Ostras”, explica o secretário de Gestão Pública, Mário Baião.

Os números são significativos. Em 2017, foram 562 estudantes beneficiados pelo Programa. Este ano, já são 553 cadastrados e outros 180 alunos que ainda serão direcionados a seus locais de estágio. Em 2018, o Programa reúne estagiários de diferentes áreas, como Engenharia, Pedagogia, Serviço Social, Enfermagem, Técnico de Enfermagem, História, Matemática, Letras, Farmácia, entre outras.

Foto de Franciania
A estudante de Serviço Social Franciania Lemgruber foi encaminhada ao estágio no Centro de Referência da Assistência Social por meio do Programa Foto: Ákilla Ribeiro

Aluna do 7º período do curso de Serviço Social, Franciania Lemgruber foi encaminhada ao estágio no Centro de Referência da Assistência Social – CRAS Sul por meio do Programa. Ela disse que a experiência vem sendo muito importante e enriquecedora.

“Na faculdade a gente aprende a teoria, mas é no estágio que aprendemos sobre o cotidiano da Assistência Social, sobre as necessidades dos usuários. Aprendo todos os dias com as assistentes sociais do CRAS. Esse é um conhecimento que vou levar ao longo de toda a minha vida profissional”, disse Franciania.

ATENDIMENTO – O atendimento aos estagiários é realizado de segunda a quinta-feira, sendo segunda e quarta, de 9h às 13h, e às terças e quintas, de 12h às16h, na Secretaria de Gestão Pública, sede da Prefeitura. Telefone: (22) 2771-6441.