Prefeitura de Rio das Ostras promove Abril Verde para servidores
Publicada em: 1 de Maio de 2025 - 12h25 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM




A Administração Municipal de Rio das Ostras promove nesta quarta-feira, dia 30, a campanha “Abril Verde – Prevenção é sempre o melhor caminho”, para os servidores municipais. O evento foi realizado na sede da Prefeitura de Rio das Ostras, no Loteamento Atlântica.
A iniciativa comemorou o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças no Trabalho, ambos realizados em 28 de abril.
O evento teve a organização do Departamento de Segurança e Saúde do Servidor (Desas), da Vigilância em Saúde, ligada à Secretaria de Saúde, e da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora de Rio das Ostras (CISTT-RO), que integra o Conselho Municipal de Saúde.
Na parte da manhã, foram realizadas diversas atividades, como aferição da pressão arterial e sessões de ginástica laboral. No evento, especialistas ministraram as palestras “Apresentando o Desas”, “Acidentes de Trabalho” e “Saúde Mental”.
Abrindo as palestras, o Técnico de Segurança do Trabalho Marcelo Veiga abordou a importância da Campanha Abril Verde e apresentou o Desas. “Abril é um mês de reflexão. É necessário que a gente fale sobre a prevenção de acidentes de trabalho. No dia 28 de abril de 1969, uma explosão numa mina no estado americano da Virgínia matou 78 mineiros. Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu dados como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho”, ressaltou.
O especialista em CIPA e Técnico em Segurança do Trabalho Phillipe Cesário dos Santos falou sobre a definição de acidente de trabalho. “O acidente de trabalho tem sua definição em lei federal. É todo acidente provocado durante a execução do seu trabalho. Toda lesão que ocorre em seu exercício, seja pela paralisação total, permanente ou temporária”, explicou.
Para o técnico do Departamento de Segurança e Saúde do Servidor, a Prefeitura só consegue implementar melhorias a partir da ciência do acidente. “Por exemplo, você caiu de uma cadeira que estava com o pé quebrado, você deve relatar esse acidente para a equipe do Desas. Então técnicos do Desas fazem um relatório para provocar uma troca de cadeira”, completou.
Alessandro Barbosa, psicanalista clínico e coordenador do Programa de Saúde Mental, abordou em sua palestra a importância da Saúde Mental. “Que bom acordar num dia como hoje e saber que onde ganhamos existe a preocupação com a nossa Saúde. Os principais motivos de afastamento de servidores públicos do trabalho são problemas na coluna e problemas relacionados à saúde mental, principalmente estresse e ansiedade. Quando a gente fala de adoecimento mental, falamos do potencial para adoecer o corpo todo”.
Após as palestras, o bombeiro e socorrista Carlos Henrique dos Santos, responsável pela formação de várias cunhas de socorristas e bombeiros civis na Cidade, fez uma apresentação sobre noções de Primeiros Socorros e Prevenção de Combate a Incêndios.
A Agente de Endemias Luciana Gomes participou do evento e destacou sua importância. “Este encontro leva mais aprendizado para os profissionais que atuam nas ruas. Com certeza, terá aplicação no meu trabalho na Vigilância em Saúde”, finalizou.