Prefeitura realiza edição do Ação Comunitária no Parque da Cidade
Publicada em: 19 de outubro de 2018 - 17h08 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM



A Prefeitura de Rio das Ostras, por intermédio da Secretaria de Bem-Estar Social, realizou nesta sexta-feira, dia 19 de outubro, a terceira edição do evento “Ação Comunitária – Mais Cidadania para você”. A iniciativa, realizada no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Central, no Parque da Cidade, em Nova Cidade, disponibilizou diversos serviços de utilidade pública.
Por intermédio de parcerias com a Procuradoria e Secretarias de Saúde e Meio Ambiente, Fundação Leão XIII e Seja Digital foi possível oferecer serviços à comunidade, todos gratuitos. A iniciativa aproximou usuários e moradores da área de abrangência do Cras Central.
Segundo a diretora do Cras Central, Girlane Defante Dias, a Ação Comunitária promoveu a inclusão social, além da troca de informações. “Somos um centro de referência. A gente troca informação sobre Saúde e Alimentação, por exemplo. Ampliamos o leque da nossa própria rede e de parceiros presentes neste dia. O evento é fundamental porque fortalece os vínculos das famílias atendidas na unidade com as equipes de trabalho”, enfatizou.
Para a aposentada Jordelina Duarte Brito, que frequenta Oficina de Memória e aulas de artesanato no Cras Central, o evento permitiu o acesso dos moradores a diversos serviços em um único local. “Sou moradora de Nova Cidade há 40 anos e hoje já medi minha pressão arterial”, comemora.
CIDADANIA – Neuza Ribeiro de Oliveira buscou o estande da Fundação Leão XIII para tirar a segunda via da sua carteira de identidade. “Preciso colocar minha documentação em dia. Nesta ação temos diversos serviços de cidadania em um único lugar”, ressaltou, empolgada.
Na Ação Comunitária do Cras Central os moradores puderam realizar o cadastro no Programa Bolsa Família e no Cartão do SUS. O morador Manoel Francisco Luciano Filho esteve no estande do Programa Bolsa Família. “Sou pedreiro e quero ter acesso a este Programa do governo federal”, destacou.
“Às vezes as pessoas não têm condições financeiras de contratar determinados serviços. Temos neste dia diversas ações de cidadania”, relatou Flávia Fernando Coelho, que agendou a castração de sua cadela no estande do Programa de Saúde e Bem-Estar Social (PSA), da Secretaria do Ambiente.
SAÚDE – O público também pôde aferir a pressão arterial e receber orientações relacionadas à saúde. Foi a história de Marinete da Silva Azevedo. “Medi minha pressão arterial. Sou hipertensa e já perdi 40 quilos sempre com orientação da minha médica. Tenho que cuidar da minha saúde, sempre”, explicou.
Na Ação Comunitária também estava presente um estande da Central de Conciliação e Acordo (CCA), órgão para realizar acordo para resolver uma pendência com a Administração Pública, orientando como deverá ser feito o procedimento.