Prefeitura de Rio das Ostras recebe Certificado Acessibilidade Nota 10
Publicada em: 17 de agosto de 2005 - 16h36 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMA preocupação com os portadores de necessidades especiais nos novos projetos de urbanização da cidade foi o grande motivo pelo qual a Prefeitura de Rio das Ostras/RJ estará recebendo amanhã, dia 18, o Certificado Acessibilidade Nota 10. O prêmio dado pela Comissão de Defesa da Pessoa Portadora de Deficiência da ALERJ, presidida pela deputada Georgette Vidor.
A solenidade acontecerá às 11h, no Auditório Nelson Carneiro, na Assembléia Legislativa de Estado do Rio de Janeiro (ALERJ).
A Prefeitura de Rio das Ostras foi contemplada com a honraria pela preocupação em priorizar o ser humano em projetos de urbanização como o da Orla da Praia de Costazul e Lagoa de Iriry.
Segundo a assessoria de imprensa da deputada Georgette, a obra de Costazul foi a grande premiada, porque em 850 metros lineares de área de lazer não há obstáculos e/ou desníveis, possibilitando o acesso do portador de necessidades especiais em toda orla.
Na solenidade de entrega do Certificado, a Prefeitura de Rio das Ostras será representada pelo vice-prefeito, Ronaldo Fróes; o secretário Extraordinário de Governo e autor do projeto da orla de Costazul, Mauricio Pinheiro; e pelo secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Celso Goulart, uma vez que a obra faz parte do trabalho de incremento do turismo no município.
O PROJETO – A urbanização da orla de Costazul compreende 45 mil metros quadrados e 850 metros de extensão – entre a Praça da Baleia e a Avenida Governador Jorge Roberto Silveira – ao todo são 15 mil metros quadrados de área de lazer, com todo seu equipamento urbano preocupado com a acessibilidade do ser humano.
Há passagens de níveis interligando as calçadas, todos os banheiros são dotados de equipamentos para portadores de necessidades especiais e não há obstáculos em toda circulação e passeios da orla.
Segundo o arquiteto e urbanista autor do projeto e secretário Extraordinário de Governo, Mauricio Pinheiro, esta é uma preocupação em todos os projetos desenvolvidos pela Prefeitura de Rio das Ostras, dentro do objetivo de construir uma cidade voltada para o cidadão. “A principal preocupação do projeto da orla de Costazul foi garantir a harmonia entre o convívio do homem e da natureza. Aproximar o homem do meio ambiente se faz com acessibilidade para todos”, disse.


