O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


Prefeitura e Incra buscam parcerias para zona rural

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
Publicada em: 16 de outubro de 2014 - 17h35 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Representantes da Prefeitura de Rio das Ostras e do Incra – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária estiveram reunidos nesta quarta, 15, para tratar de temas relativos ao atendimento facilitado que deve ser proporcionado aos produtores assentados de Cantagalo, Zona Rural do Município. O encontro, que também contou com a participação de uma comissão formada por agricultores, aconteceu na Sede da Administração Municipal e foi conduzido pelo Chefe de Gabinete, Aldem Vieira, representando o prefeito Sabino, e pelo secretário do Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca, Nivaldo Talon.

A reunião tratou ainda da instalação da Sala da Cidadania Digital, iniciativa que vai permitir aos produtores acesso a diversos serviços oferecidos pelo Instituto sem sair da localidade. O espaço tem previsão de instalação ainda este ano, nas dependências do Deap – Departamento de Agricultura e Pecuária do Município, que fica em Cantagalo. A Sala da Cidadania ajudará, por exemplo, no processo de emissão de DAP – Declaração de Aptidão ao Pronaf, que é o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, documento fundamental para que os agricultores assentados possam comercializar seus produtos com a Prefeitura.

“Com a implantação da Sala da Cidadania, vamos resolver problemas e disponibilizar diversas informações sem que o produtor tenha que se deslocar até o Rio de Janeiro. Com isso, estaremos contribuindo para o desenvolvimento da nossa área rural”, comentou o Secretário do Ambiente, Nivaldo Talon.

O técnico agrônomo do Incra-RJ, Rodrigo Bomfim, destacou que o Instituto vai capacitar um servidor do município para atender os produtores, que terão a possibilidade de renegociar débitos com o Pronaf e solicitar a emissão de documentos (comprovante de atividade rural e de assentado, declaração de aptidão ao Pronaf, entre outros). O funcionário do Incra ainda sinalizou positivamente com a possibilidade de cessão de uma área pertencente ao Instituto para a construção de um creche em Cantagalo, cuja solicitação já foi formalizada pela Prefeitura. Possíveis locais para a instalação ainda passam por avaliação.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Pesquisa no Portal