O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


Prefeitura e Unirio levam o tema nutrição às escolas em Rio das Ostras

Publicada em: 24 de outubro de 2007 - 10h50 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Projeto fará o levantamento de dados nutricionais dos alunos da Rede Municipal

A Prefeitura de Rio das Ostras começa a desenvolver um projeto pioneiro de nutrição nas escolas municipais. A iniciativa, com apoio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), inclui diagnóstico nutricional e de saúde física de estudantes, de 3 a 19 anos de idade, da rede municipal. A proposta é prevenir doenças causadas pela má alimentação e sedentarismo e, futuramente, incluir o estudo de boa alimentação na matriz curricular da rede municipal.

O Projeto é desenvolvido entre a Área Técnica de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação e a Escola de Nutrição da Unirio. Ao final desta primeira fase, a equipe da Escola de Nutrição da Unirio apresentará o relatório completo com dados nutricionais dos alunos riostrenses ao prefeito Carlos Augusto e a secretários municipais. Os resultados servirão de base para políticas de saúde e educação no município.

Alunos e professores vão participar de atividades lúdicas, de arte e lazer, voltadas para a criação de hábitos salutares de alimentação, além de oficinas, onde as nutricionistas vão ensinar pratos saudáveis e o melhor aproveitamento dos alimentos. A ação da Prefeitura também envolve a empresa terceirizada responsável pela merenda escolar.

Diagnóstico nas escolas – Nesta primeira etapa do projeto, já foram avaliados alunos da Escola Municipal Rio das Ostras, em Cidade Praiana. No próximo dia 30, a equipe estará no Instituto Municipal de Ensino de Rio das Ostras – Imero, em Nova Cidade, e dia 6 de novembro, na Escola Inayá Moraes D´Couto, no Village Rio das Ostras.

Educação para prevenção – No dia 13 de novembro, terça-feira, o grupo retorna à Escola Municipal Inayá Moraes D´Couto para apresentar os resultados e desenvolver atividades com professores, alunos e pais, como oficinas, palestras e uma feira, tudo em torno do tema alimentação saudável. O Programa também retornará ao Imero, no dia 22, e à Escola Inayá, dia 27, também promovendo atividades lúdicas voltadas à conscientização e informação.

Pesquisa no Portal