• Você está em

• Gestão Pública

Prefeitura entrega mais de 100 títulos de propriedade nesta quarta, 17

• Foto: Cíntia Rocha
Publicada em: 16 de Abril de 2024 - 16h30 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Vista aérea do Âncora
A Prefeitura intensificou o trabalho de Regularização Fundiária a partir de 2018, totalizando, com essa nova entrega, 568 famílias beneficiadas Foto: Cíntia Rocha

Mais de 100 famílias residentes no Loteamento Praia Âncora recebem o Título de Legitimação Fundiária – Proprietário nesta quarta-feira, dia 17, às 18h, na Escola Municipal Padre José Dilson Dórea. A Prefeitura de Rio das Ostras intensificou o trabalho de Regularização Fundiária a partir de 2018, totalizando, com essa nova entrega, 568 famílias beneficiadas.

Subordinado à Secretaria de Gestão Pública, o Programa de Regularização Fundiária promove medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais que visam a regularização de assentamentos e a titulação de seus ocupantes, de modo a garantir o direito social à moradia. À frente do Programa, Andréa Costa destaca a importância da entrega de títulos desta quarta-feira.

O Programa de Regularização Fundiária já entregou muitos títulos, mas estes têm um valor especial, pois essa área beneficiada foi alvo de litígio entre particulares e uma decisão judicial determinou a desocupação das famílias. O Município, numa manobra inédita para evitar o problema, promoveu acordo e desapropriou a área, e agora entregará o Registro Geral de Imóvel da Propriedade a cada morador”, afirma Andréa.

A Regularização Fundiária Urbana da área vem sendo feita em etapas. Estão sendo entregues os títulos da antiga Quadra 035 e a próxima fase atenderá a regularização da Quadra 036.

Dentre os objetivos da Regularização Fundiária, destacam-se a ampliação do acesso à terra urbanizada pela população de baixa renda, priorizando assim a permanência dos ocupantes nos próprios núcleos urbanos informais regularizados; a promoção da integração social e a geração de emprego e renda; além da garantia ao direito social, à moradia digna e às condições de vida adequadas.