O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


Prefeitura estimula a monitoria voluntária de informática

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
Publicada em: 10 de Maio de 2016 - 17h13 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Alunos monitores voluntários das salas de informática das escolas da Rede Municipal de Rio das Ostras participaram de uma reunião nesta segunda, dia 9, no auditório da Secretaria de Educação. O objetivo foi falar das funções e perspectivas desse trabalho de voluntariado. Durante o encontro foram distribuídas as camisas que identificam os participantes do projeto.

A secretária de Educação, Andréa Machado, lembrou da importância dos monitores de informática. “Nossas escolas precisam muito de vocês, do apoio que oferecem aos demais alunos e professores. Quando você ajuda voluntariamente os outros, a sua vida também se torna melhor”, afirmou.

Projetos de tecnologia educacional bem-sucedidos como o Top 9 – Estudos Avançados, voltado para o 9º ano do Ensino Fundamental com o objetivo de estimular o aprendizado, também foram lembrados pela secretária.

Coordenado pela Divisão de Educação Digital, o projeto de monitoria nas salas de informática possibilita que os alunos realizem uma atividade de voluntariado, muito valorizada no mercado de trabalho, e aprimorem conhecimentos. Ao mesmo tempo, esses estudantes podem desenvolver o empreendedorismo e as habilidades na área tecnológica. Cerca de 150 alunos participam atualmente do projeto.

PARCERIA – Durante a reunião foi realizada uma palestra motivacional com Matheus Marlon, um ex-aluno monitor voluntário de informática. “O trabalho de monitoria abriu muitas perspectivas em minha vida e fico feliz em poder apoiar a iniciativa”, contou Matheus, que hoje atua como diretor administrativo /comercial do Prepara Cursos de Rio das Ostras, parceiro da Secretaria de Educação no projeto.

O Prepara Cursos doou as camisas para os monitores voluntários de informática, distribuídas nesta segunda-feira, e vai dar consultoria ao projeto ao longo do ano letivo. A parceria entre a Secretaria de Educação e o Prepara começou em 2015 e possibilitou que alguns alunos monitores fossem contemplados com bolsas integrais em cursos e estágios remunerados na empresa.

Um dos ex-monitores voluntários de informática que conquistou um estágio remunerado foi Gabriel Reinaldo Souza, de 17 anos. Ex-aluno do Colégio Municipal Professora América Abdalla, Gabriel diz que a experiência como voluntário foi enriquecedora. “Aprendi a trabalhar em parceria com os professores e a ajudar os demais estudantes em suas pesquisas e trabalhos nas salas de informática”, ressaltou.

PRESENÇAS – A reunião com os alunos monitores voluntários de informática também contou com as presenças da subsecretária de Educação, Dalva Fragoso, da coordenadora técnica-pedagógica da Secretaria de Educação, Lilia Rodrigues, da chefe da Divisão de Educação Digital, Carla Peixoto, dos professores das salas de informática e de alguns diretores de unidades de ensino.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Pesquisa no Portal