• Você está em

• Página inicial
  • Educação

Prefeitura faz nova entrega de kits de gêneros alimentícios para alunos

• Foto: Celso Ávilla
  • Foto: Celso Ávila
Publicada em: 9 de setembro de 2021 - 15h39 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Os alimentos distribuídos atendem às necessidades nutricionais dos alunos durante os dias letivos com aulas remotas Foto: Celso Ávilla
As escolas seguem os protocolos sanitários durante a entrega dos kits de gêneros alimentícios Foto: Celso Ávila

A partir da próxima segunda, dia 13, os cerca de 22 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino de Rio das Ostras receberão os kits de gêneros alimentícios, que substituem a merenda escolar nos dias letivos com aulas remotas. Os alimentos serão distribuídos nas unidades de ensino em que os alunos estão matriculados até o dia 22 de setembro, conforme o cronograma divulgado nas redes sociais da Prefeitura.

Alunos maiores de idade ou responsáveis dos menores de 18 anos devem se dirigir às unidades nas datas previstas para a retirada dos kits. Importante lembrar que os itens distribuídos foram definidos pela Divisão de Nutrição da Secretaria de Educação, sob a coordenação técnica do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Os produtos que compõem os kits atendem às necessidades nutricionais dos estudantes de todas as faixas etárias. Alunos do Ensino Fundamental, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA), recebem os seguintes alimentos: 2kg de açúcar refinado; 5kg de arroz; 3 pacotes de 200g de biscoito cream cracker; 1 pacote de 500g de café torrado e moído; 1kg de farinha de mandioca; 2kg de feijão preto; 1kg de fubá; 2 pacotes de 400g de leite integral em pó; 2 pacotes de 500g de macarrão; 900ml de óleo de soja e 1kg de sal.

Crianças matriculadas nas creches municipais, que têm entre 6 meses e 3 anos de idade completados até 31 de março de 2021, recebem os mesmos itens dos alunos do Ensino Fundamental, exceto o açúcar. A orientação para retirada do produto veio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), uma vez que o açúcar não é recomendado para essa faixa etária.

QUALIDADE GARANTIDA – Todos os alimentos que compõem os kits estão dentro do prazo de validade. A equipe de fiscalização da Secretaria de Educação, composta por nutricionistas e servidores do setor de suprimentos, averigua os produtos por amostragem, uma vez que não podem ser abertos todos os kits, que vêm embalados. No entanto, no caso de algum deles apresentar qualquer problema, a empresa receberá notificação e a troca será garantida. Basta levar o produto até a escola na qual foi retirado.

PROTOCOLO SANITÁRIO – Durante a entrega, serão cumpridos os protocolos sanitários necessários à prevenção da Covid-19. Apenas um responsável e o próprio aluno, no caso dos maiores de 18 anos, podem retirar os kits nas unidades de ensino.

O local de distribuição será demarcado com sinalização de distanciamento de 1,5m entre as pessoas e cada escola disponibilizará álcool 70º para a higienização das mãos de quem for receber os gêneros alimentícios. O uso de máscara de proteção é obrigatório.