Prefeitura inaugura Escola Agrícola em Cantagalo
Publicada em: 11 de Abril de 2019 - 12h55 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMA Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer de Rio das Ostras inaugurou nesta quarta-feira, dia 10, a primeira escola agrícola do Município. A Escola Municipal Carlos Maurício Franco, situada em Cantagalo, atenderá 40 alunos do 6º e 7º ano em tempo integral.
Fechada há dois anos, a unidade passou por reformas e reabriu as portas com espaços para horticultura, hidroponia e compostagem, além de contar com computadores ligados à internet e uma lousa digital interativa. A escola terá uma metodologia apropriada às reais necessidades e interesses dos alunos da zona rural, de acordo com as características locais, culturais e econômicas
O Ensino Fundamental ofertado pela Escola visa oferecer ensino integral das 8h às 17h com qualificação em Agropecuária. Os alunos aprenderão práticas agrícolas e zootécnicas, mas terão a base curricular nacional preservada.
Para o secretário de Educação, Mauricio Henriques, a inauguração é um ganho para a comunidade de Cantagalo, que terá uma escola no local. “ Estamos reativando a educação rural. A Escola Carlos Maurício Franco funcionava desde 1996 e há dois anos foi desativada, então trazer novamente essa unidade de ensino para a comunidade é muito importante. Ainda mais agora, que teremos uma proposta pedagógica diferenciada, oferecendo técnicas de zootecnia, de contato com a agricultura, dando a base para que esses alunos no futuro, se assim desejarem, se tornem engenheiros agrônomos, oferecendo para as crianças um mundo de possibilidades. A escola está equipada com tecnologia e com uma proposta de tempo integral”, destaca o secretário.
O Prefeito Marcelino Borba mostrou o carinho pela região rural do Município e ressaltou que escolas nunca devem ser fechadas. “Essa Escola estava fechada há dois anos, o que é uma vergonha para o poder público. Escolas não devem ser fechadas. Estamos transformando a cidade aos poucos. Minha proposta é fazer a diferença e até dezembro teremos uma cidade transformada, de cara nova. O dinheiro público tem que ser investido para trazer qualidade de vida para a população”, ressaltou o Prefeito.


