Prefeitura lança Projeto Sorrir na Melhor Idade

Prefeito apresenta a equipe da Saúde Bucal do Município
    O lançamento do projeto contou com cerca de 200 idosos no Parque da Cidade
  • Foto: Mauricio Rocha
    O prefeito Marcelino fez questão de prestigiar o lançamento do Projeto
Publicada em: 20 de Fevereiro de 2019 - 17h30 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Prefeito apresenta a equipe da Saúde Bucal do Município Foto: Mauricio Rocha
O lançamento do projeto contou com cerca de 200 idosos no Parque da Cidade Foto: Mauricio Rocha
O prefeito Marcelino fez questão de prestigiar o lançamento do Projeto Foto: Mauricio Rocha

Nada melhor do que envelhecer com autoestima elevada e mais qualidade de vida. É assim que a Administração Municipal quer ver os idosos de Rio das Ostras e para fazer esse resgate da cidadania, a Prefeitura lançou nesta terça-feira, dia 19, por meio de uma parceria entre as Secretarias de Saúde e Bem-Estar Social, o Projeto Sorrir na Melhor Idade. O evento aconteceu no Cras Central, no Parque da Cidade, com participação de aproximadamente 200 idosos.

O Sorrir na Melhor Idade tem como objetivo recuperar a saúde, autoestima e a sensação de inclusão do idoso por meio do atendimento exclusivo, que será realizado aos sábados, das 8h às 18h, no Centro de Especialidades Odontológicas – CEO, situado no prédio da Coordenadoria de Gestão, Avaliação e Auditoria – Coga, em Cidade Praiana, iniciando a partir do próximo sábado, dia 23.

Marcando presença no evento, o prefeito Marcelino Borba falou da grande alegria de estar realizando este projeto, idealizado já há um bom tempo. Ele pontuou que a qualidade na Saúde é uma prioridade e que a saúde bucal é muito importante para toda a população.

“A Prefeitura é um corpo e as secretarias tem que estar interligadas para podermos garantir um melhor atendimento a todos. Temos bons profissionais na Odontologia e em outras áreas, que só precisam de ferramenta para trabalhar e vamos investir nisso. Com o apoio do doutor Luiz Ferraz que conheço há quase 40 anos e uma equipe comprometida, tenho certeza que o projeto será um grande sucesso e vai fazer a diferença no Município”, ressaltou o prefeito, garantindo também que outros benefícios para os idosos e cirurgias vão retornar. Além disso, Marcelino informou ainda que na próxima terça-feira, dia 26, haverá votação na Câmara de Vereadores para a inauguração da UPA.

Para Odicéia de Azevedo Moreira, de 74 anos, projetos como esse são importantes para a população idosa. “É a primeira vez que a cidade tem esse tipo de trabalho para a terceira idade. Isso mostra a valorização do idoso e vai beneficiar muitos que precisam de tratamento. Pretendo cuidar dos meus dentes e seguir o ano de sorriso novo”, acrescentou.

PARCERIA – O projeto é uma parceria do serviço odontológico da rede municipal, por meio do Departamento de Saúde Bucal, com o Programa de Saúde do Idoso, oferecendo tratamento básico de qualidade e informação qualificada sobre autocuidados e a importância de se consultar regularmente com um dentista.

De acordo com a equipe da Saúde Bucal, que foi apresentada durante o evento, cada idoso receberá um kit contendo escova de dente, fio dental e pasta de dente. No Centro de Especialidades Odontológicas, serão ministradas palestras com orientações sobre alimentação, escovação correta e higiene. Os tratamentos oferecidos serão exames clínicos e preventivos, limpeza de tártaro, restaurações e cirurgias. A oferta de próteses também está prevista para o projeto.

A secretária de Bem-Estar Social, Eliara Fialho, destacou que a Saúde conquista um grande espaço na Assistência Social e que esse é um momento muito especial para Rio das Ostras. O projeto vai atuar com idosos atendidos nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), onde as consultas serão agendadas, e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

“O desejo do prefeito Marcelino era um olhar especialmente voltado para a saúde e bem-estar do idoso e esse projeto é inovador e uma conquista para todos nós. Temos uma equipe disposta a acolhe-los e estamos aqui para resgatar o respeito, autoestima e a garantia de direitos dos idosos, começando pela saúde bucal e, futuramente, com outros benefícios e políticas públicas que ofereçam uma melhor qualidade de vida para todos”, completou.

Também estiveram presentes no lançamento do projeto a primeira-dama Adriana Borba; a coordenadora de projetos da Sembes, Rosimara Valadares; a diretora do Departamento de Saúde Bucal, Germana Medeiros, e sua equipe; os vereadores Alberto Moreira Jorge e Wagner Albuquerque.