Prefeitura oferece 119 vagas em cursos gratuitos de Informática

• Foto: Jorge Ronald
  • Foto: Jorge Ronald
Publicada em: 6 de julho de 2023 - 14h04 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Cadastro on-line começa às 10h de segunda, dia 10, e pode ser feito até as 16h de quarta, 12 de julho

Uma nova oportunidade para os moradores de Rio das Ostras participarem de cursos de informática gratuitos. O Programa de Qualificação Profissional da Secretaria de Gestão Pública está disponibilizando 119 vagas em quatro diferentes áreas: Informática para o Mundo do Trabalho, Informática Inicial, Excel Básico e Montagem e Manutenção de Computadores. As inscrições podem ser feitas das 10h da segunda, 10, até as 16h da quarta, 12, no endereço eletrônico https://www.riodasostras.rj.gov.br/qualificacao/.

Os cursos são presenciais e serão ministrados nas unidades do Centro Municipal de Inclusão Digital (CMID) de São Cristóvão, Cidade Beira Mar e Nova Esperança. O Programa tem o objetivo de inserir os moradores na Educação Tecnológica, ampliando as suas possibilidades profissionais, promovendo o desenvolvimento de competências e habilidades básicas para a atuação no mercado de trabalho.

Todo material do curso será disponibilizado de forma digital na sala de aula virtual. Do total de 119 vagas, cinco por cento será disponibilizado para moradores oriundos de medidas socioeducativas ou protetivas e pessoas com deficiência. O edital completo está disponível na edição nº 1582 do Jornal Oficial, disponível no link https://www.riodasostras.rj.gov.br/jornal-oficial/.

No edital estão reunidas todas as informações sobre o cadastro, classificação dos candidatos, matrícula e documentos que devem ser apresentados, além de número de vagas, locais, dias e horários dos cursos e carga horária total.

PRÉ-REQUISITOS – Todos os candidatos devem ser moradores de Rio das Ostras. Apenas o curso de Montagem e Manutenção de Computadores exige idade a partir de 17 anos e conhecimentos básicos de informática, além do Ensino Fundamental completo. Os demais estão abertos a munícipes a partir de 15 anos. São 10 vagas para pessoas com Ensino Fundamental incompleto e 10 reservadas para quem tem Ensino Fundamental completo no curso de Excel Básico. Informática Inicial oferece 37 vagas para ­participantes com Ensino Fundamental incompleto. Informática para o Mundo do Trabalho exige Ensino Fundamental completo para o preenchimento de 55 vagas.

CURSOS – Informática Inicial tem duração de 102 horas e vai abordar Sistemas Operacionais; Editor de texto; Planilha Eletrônica; Segurança da Informação; Internet e Ferramentas Online. Excel Básico, também com 102 horas, reúne Introdução ao Excel; Planilha Eletrônica, Células e Formatação; Fórmulas com Operadores Matemáticos; Funções Básicas / Gráficos. Informática para o Mundo do Trabalho detalha, em 152 horas, Microinformática; Internet e ferramentas colaborativas; Editor de texto; Planilha Eletrônica; Editor de apresentação. Montagem e Manutenção de Computadores, com 110 horas, ensina sobre Microinformática e Montagem; Software: Sistemas Operacionais e Setup; Hardware: Montagem e Identificação de defeitos e Rede de Computadores.

Os cursos são presenciais e serão ministrados nas unidades do Centro Municipal de Inclusão Digital (CMID) Foto: Jorge Ronald
Todos os candidatos devem ser moradores de Rio das Ostra e, para cursar Montagem e Manutenção de Computadores, ter conhecimentos básicos de informática Foto: Jorge Ronald