Prefeitura orienta comércio de caminhões-pipa
Publicada em: 15 de Maio de 2015 - 17h05 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMNesta semana, a equipe da Coordenadoria de Saneamento de Rio das Ostras esteve na Estação de Tratamento da Cedae, onde os caminhões-pipa abastecem, orientando os donos desses veículos e seus funcionários. Para atuar na cidade, esses prestadores de serviço precisam se adequar à nova legislação municipal, que regulamenta esse comércio de forma pioneira no Estado do Rio de Janeiro.
Em janeiro deste ano, a Prefeitura criou, a partir de decreto municipal, o cadastro de veículos que exploram o transporte de água potável na cidade, com legislação específica. O cadastro e fiscalização do serviço dos caminhões-pipa estão a cargo da Coordenadoria de Saneamento, da Secretaria Municipal de Saúde.
O coordenador de Saneamento, Alexandre Romão, explica que o objetivo da Prefeitura é monitorar a qualidade da água oferecida à população, preservando a Saúde Pública. “Trata-se de um decreto inovador. Sabemos que é preciso que os comerciantes de caminhão-pipa se adaptem às novas exigências e compreendam que a regularização é vantajosa tanto para quem presta o serviço quanto para o consumidor”, explica o coordenador.
QUALIDADE – O órgão também é responsável por fiscalizar a qualidade da água distribuída a partir de análise de laudos laboratoriais expedidos por empresas devidamente credenciadas, que atestem a qualidade físico-química e microbiológica da fonte.
A frota de caminhões-pipa da cidade já está se regularizando. Edmilson Codeço foi um dos primeiros a procurar a Prefeitura para cadastrar sua empresa e regularizar a situação dos seus dois caminhões.
“É muito importante essa fiscalização pelo poder público, até porque durante todos esses anos nunca houve esse controle por parte do Município. O cadastramento protege tanto as empresas e os trabalhadores, quanto nossos clientes, que têm a garantia da boa procedência da água que fornecemos. A regulamentação beneficia quem trabalha direito”, opina o Edmilson.
Assim que se cadastra e comprova os requisitos exigidos pela Prefeitura, o caminhão recebe um adesivo no para-brisa e um certificado, que deve ser portado pelo motorista e pode ser solicitado pelo consumidor.
Pedro Felipe Batista, que comercializa água em Rio das Ostras, não teve dificuldade em se adaptar às determinações do cadastro. Ele já deu entrada no processo de regulamentação e aguarda seu certificado. “Eu já cumpri todas as exigências e acho que todos os colegas devem seguir o mesmo caminho. É melhor trabalhar desta forma”, comentou.
Para mais informações, os interessados devem ligar para a Coordenadoria de Saneamento, nos telefones 2764-5746 e 2764-5779.