Prefeitura prioriza qualificação profissional
Publicada em: 3 de agosto de 2012 - 18h13 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMO prefeito Carlos Augusto, presente à entrega de certificados para 32 alunos da rede pública que concluíram o curso avançado de web design, lembrou que a qualificação profissional é uma prioridade da administração municipal. “Oferecemos milhares de vagas em diferentes cursos gratuitos. Nosso objetivo é dar oportunidade para a profissionalização dos nossos moradores”, afirmou. A solenidade aconteceu no dia 1º de agosto, no auditório da Prefeitura de Rio das Ostras.
Com 39 horas de duração, o curso é uma iniciativa da Secretaria de Educação, por meio da Gestão de Tecnologias Educacionais, e beneficiou adolescentes de 14 a 19 anos. Entre esses está Amanda Leite, de 17 anos, que cursa o 3º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Cinamomo.
“Foi uma excelente oportunidade de fazer um curso gratuito e de qualidade. Achei muito interessante não apenas aprender a parte técnica, mas também ser informada sobre como fazer o portfólio e se inserir no mercado de trabalho”, conta Amanda, que pretende se aperfeiçoar ainda mais na área e fazer faculdade de Sistemas de Informação ou Design Gráfico.
As aulas foram ministradas por Ícaro Olegário, webmaster do portal da Prefeitura (www.riodasostras.rj.gov.br), contemplado com o Prêmio TI ” Governo 2011 e vencedor do Primeiro Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web – Todos@Web. Durante o curso, os alunos aprenderam a desenvolver um site seguindo os padrões internacionais da web e tendo como foco a acessibilidade.
“Ao concluir o curso, os alunos saem preparados para atuar profissionalmente na área, já que aprendem a fazer sites com conteúdos relevantes, velocidade de performance e codificações adequadas, inclusive para os que tiveram acesso móvel à internet”, explica Ícaro.
PRESENÇAS – Participaram da solenidade de entrega de certificados o vice-prefeito, Wilton Broder, a secretária de Comunicação Social, Carla Soares, e o gestor de tecnologias educacionais, Johnny Charles, também representando a secretária de Educação, Maria Lina Paixão.




