O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


Prefeitura quita antiga dívida com Hemolagos

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Foto da secretária Ana Cristina Guerrieri com diretor do Hemolagos
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Foto da secretária Ana Cristina Guerrieri com diretor do Hemolagos
Publicada em: 5 de setembro de 2013 - 18h41 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

A Administração Municipal de Rio das Ostras quitou, nesta semana, uma antiga dívida de R$ 64 mil com o Hemolagos, Banco de Sangue que atende a nove municípios da Região. A cidade foi a segunda a acertar as contas com a entidade e, segundo a direção, esses recursos chegam no momento financeiro mais crítico para o Hemolagos nos últimos meses, permitindo que o Banco de Sangue continue funcionando.

O diretor da entidade, Marcelo Paiva, esteve no Município, nesta quarta-feira, 4, reunido com a secretária de Saúde de Rio das Ostras, Ana Cristina Guerrieri. Na ocasião, o diretor mostrou seu apoio à campanha de cadastramento de doadores de sangue promovida pela Prefeitura, durante a Semana da Pátria. Ele também destacou a importância do empenho da atual gestão municipal em saldar o débito.

De acordo com Marcelo Paiva, há pelo menos quatro anos os pagamentos dos municípios deveriam ter chegado à instituição. “Os recursos que chegam do SUS são insuficientes para a manutenção do Hemolagos e os municípios devem fazer sua parte para que não fechemos as portas”. Ele explica que a instituição é uma autarquia intermunicipal, sendo as cidades usuárias dos serviços sócias cotistas. O Banco de Sangue atende aos municípios de Cabo Frio, onde fica instalado, Saquarema, Araruama, Iguaba, São Pedro D´Aldeia, Arraial do Cabo, Casimiro de Abreu, Búzios e Rio das Ostras.

“Manter o Hemolagos funcionando é vital para Rio das Ostras, já que precisamos do sangue para as cirurgias realizadas na rede. O Hemolagos estava quase fechando, por isso nosso empenho em agilizar o pagamento”, explicou a secretária Ana Cristina Guerrieri.
Rio das Ostras conta com uma reserva de cerca de 18% de todo o estoque de sangue, calculada de acordo com a população. Porém, a direção explica que procura atender sempre às demandas das cidades conforme a urgência.

O estoque reduzido de sangue também é outro problema enfrentado pelo Hemolagos. A instituição necessita de pelo menos 40 doações diárias e hoje conta somente com 15 voluntários por dia, em média.

CAMPANHA DE DOAÇÃO – Empenhada em ampliar o número de doadores de sangue da cidade, Rio das Ostras lançou a campanha “Doe Sangue. A solidariedade corre em suas veias”. Nesta semana, a equipe da Secretaria de Saúde está na Praça José Pereira Câmara, desde as 8h, cadastrando voluntários para doação. A partir deste cadastramento, será montado um banco de doadores, que, de acordo com a disponibilidade das pessoas, serão transportados até o Hemolagos, periodicamente, para doação de sangue.

Foto da secretária Ana Cristina Guerrieri com diretor do Hemolagos Foto: Divulgação
Foto da secretária Ana Cristina Guerrieri com diretor do Hemolagos Foto: Divulgação

Pesquisa no Portal