Prefeitura realiza serviço de castração animal
Publicada em: 13 de setembro de 2017 - 12h00 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMA Prefeitura de Rio das Ostras, por intermédio do Programa de Saúde e Bem-Estar Animal (PSA), realiza o serviço de castração animal para cães e gatos no Município. Os proprietários interessados devem fazer o agendamento na sede do PSA, no Fazenda Parque, no Âncora; ou na Secretaria de Meio-Ambiente, Agricultura e Pesca, no Parque dos Pássaros, levando comprovantes de renda (até um salário mínimo) e de residência, além da Carteira de Identidade.
O PSA, desenvolvido pela Secretaria de Meio-Ambiente, é um Programa de Controle Populacional de cães e gatos abandonados, a população excedente de rua. Conta com 15 profissionais e efetua o recolhimento de animais em estado de sofrimento (abandonados, atropelados ou com doenças), além de realizar atendimento clínico gratuito a cães e gatos.
De acordo com o veterinário responsável pelo Programa, César Parreira, no mês de agosto o Programa de Castração contabilizou 292 cadastros para cirurgia sendo que foram realizados 118 procedimentos. “Temos uma procura muito grande pelos moradores da Cidade. O serviço auxilia diversas famílias. Vale lembrar que os animais devem ter, no máximo, até sete anos”, destaca.
Na tarde desta terça-feira, dia 12, Zeniy Ladeira, moradora de Nova Esperança, levou sua cadela Mia para retirar os pontos da castração. “Hoje faz 20 dias que ela se submeteu a cirurgia. Esta iniciativa da Prefeitura é essencial aos moradores, em especial aos que não têm condições financeiras para ter acesso a este atendimento”, ressalta.
“O PSA é um lugar em que podemos confiar. Hoje estou trazendo minha cadela Brisa para ser castrada. Precisamos cuidar de nossos animais com responsabilidade e amor. A castração diminui o número de cães e gatos abandonados”, completa Patrícia da Silva Gomes, moradora de Jardim Bela Vista.
FUNCIONAMENTO – O PSA funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Depois de recolhidos, os animais são tratados, vermifugados, castrados e, depois, encaminhados para adoção.
POSSE RESPONSÁVEL – O Programa também promove feiras de adoção de cães e gatos e palestras nas escolas para conscientização das pessoas sobre posse responsável e riscos de doenças transmitidas pelos animais.