O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


Prefeitura tem Semana de Prevenção de Acidentes

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
Publicada em: 13 de novembro de 2015 - 10h07 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

A Prefeitura de Rio das Ostras promoveu, de 10 a 12 de novembro, a III Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat). O evento visa conscientizar os servidores quanto à importância da prevenção aos acidentes de trabalho. Na solenidade de abertura, realizada na sede da Administração, estiveram presentes o prefeito Sabino; o chefe da Seção de Saúde e Segurança da Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego, Narciso Guedes; e o coordenador do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rio das Ostras, Renê Dutra; além de gestores e secretários municipais.

Além de palestras, o evento contou com sessões de massoterapia e aferição de pressão arterial. Membros do Núcleo Interno de Prevenção de Acidentes (NIPA) da Prefeitura também participaram das ações promovidas.

Na solenidade de abertura da Sipat, a subsecretária de Gestão de Pessoas, Saúde e Segurança do Trabalho, Maria Christina Rodrigues Menezes, informou que Rio das Ostras irá qualificar os professores da Rede Municipal de Ensino para a implantação da CIPA nas escolas da cidade. “Queremos capacitar nossos mestres. Todos devem levar a Segurança do Trabalho para as suas vidas, desde cedo”, destacou.

PRINCÍPIOS DA SEGURANÇA DO TRABALHO – Na palestra de abertura da Sipat, o chefe da Seção de Saúde e Segurança da Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego, Narciso Guedes, destacou a importância da Gestão da Segurança do Trabalho. “Nosso ofício é muito difícil. Quem atua na área deve estar atento a três princípios: conhecer os perigos, encontrar os riscos de cada perigo e avaliar se estes são aceitáveis. Após a análise, é preciso criar medidas de controle para eliminar ou tornar o risco razoável para os trabalhadores”, ressaltou.

De acordo com o auditor em Segurança do Trabalho, a CIPA é um excelente instrumento para o controle de riscos. “Seus membros conhecem a realidade do ambiente de trabalho nas instituições. Registramos a morte de três trabalhadores diariamente no Brasil. Todos devem participar para prevenir acidentes e mudar esta triste estatística”, completou.

SAÚDE DO HOMEM – No segundo dia da Sipat, na quarta-feira, dia 11, a enfermeira do trabalho Deyse Leticia Leite e Lopes, da empresa Unimed, realizou palestra sobre Saúde do Homem, com ênfase na prevenção do Câncer de Próstata.

“Precisamos promover o despertar da prevenção neste grupo. Os homens não têm o hábito cultural de ir ao médico. Além do câncer de próstata, doenças cardiovasculares e respiratórias são as principais causas de morte entre eles. Muitas vezes são as mulheres que incentivam seus companheiros a buscar orientação médica”, reforçou a palestrante, que ainda deu dicas de prevenção de doenças, como a prática de exercícios físicos e alimentação saudável.

Após sua palestra, o técnico de segurança do trabalho João Carlos Schettino de Castro, da Petrobras, fez uma apresentação sobre Liderança Prevencionista. “A CIPA precisa dar apoio aos Técnicos de Segurança. Por isso, precisa ser bem atuante e contar com o apoio de todos”, enfatizou.

Schettino também abordou as diretrizes do SMS (Segurança, Meio Ambiente e Saúde) nas instituições para a prevenção de acidentes.

PRIMEIROS SOCORROS – Na quinta-feira, 12, último dia da Sipat, o público pôde conferir palestra da Autopista Fluminense sobre Direção Defensiva e Atendimentos em Primeiros Socorros, com a Técnica em Segurança do Trabalho Marcela Mendes. “De acordo com dados do Ministério da Saúde, anualmente são contabilizadas 43 mil mortes em acidentes de trânsito no Brasil. Precisamos mudar esses números. Nossa personalidade também fica refletida no modo como dirigimos”, esclareceu.

Em sua apresentação, a técnica também destacou que a Autopista Fluminense desenvolve um projeto de Educação no Trânsito nas escolas de Rio das Ostras, onde profissionais da empresa ministram palestras para os alunos. Marcela Mendes também enumerou as causas de acidentes de trânsito, como imprudência, má conservação das vias e falta de manutenção do veículo.

CIPA NAS ESCOLAS – A III Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) também contou com a participação especial do especialista Orlandino dos Santos, técnico de Segurança do Trabalho que idealizou o Projeto da CIPA nas escolas em todo o País.

O técnico, que participou de todas as palestras da Sipat, relatou sua experiência aos participantes do encontro. “Rio das Ostras está de parabéns. É muito importante o contato que os Técnicos de Segurança realizaram durante esta Semana. Vamos fazer a diferença”, afirmou Orlandino.

A Sipat é uma realização da Secretaria de Administração e Modernização da Gestão Pública, por intermédio da Subsecretaria de Gestão de Pessoas, Saúde e Segurança do Servidor.

“Mais uma vez a Sipat foi realizada do modo que planejamos, com a participação dos servidores de Rio das Ostras. Em 2016 teremos um novo encontro”, finalizou Gunavarro de Assis Felipe, Chefe da Divisão de Segurança do Trabalho da Prefeitura.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Pesquisa no Portal