Prefeitura vai revitalizar a Concha Acústica da Praça São Pedro

• Foto: Jorge Ronald
    A ideia é promover atividades artísticas e culturais permanentes na Praça
Publicada em: 7 de novembro de 2018 - 17h21 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
A ideia é promover atividades artísticas e culturais permanentes na Praça Foto: Jorge Ronald

A Prefeitura de Rio das Ostras está trabalhando para minimizar o estado de abandono, deixado nos últimos anos, da Concha Acústica da Praça São Pedro, no Centro. Com o objetivo de revitalizar o local, que é um dos principais pontos turísticos da Cidade, secretários de Governo se reuniram nesta terça, dia 6, para tratar de ações voltadas à manutenção e recuperação do espaço.

Participaram do encontro os secretários de Segurança Pública, Paulo Carvalho; de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Aurora Siqueira; de Manutenção de Infraestrutura Urbana e Obras Públicas, Daniel Martins; e a Presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Cristiane Regis.

A Administração Municipal mobilizou suas secretarias para promover a revitalização do lugar e do seu entorno, que é utilizado como palco para grandes eventos de artistas locais, nacionais e até internacionais, como no caso do Rio das Ostras Festival Jazz & Blues Festival. Já estão previstas ações de melhorias na iluminação pública e a possibilidade de retorno de um trailer da Guarda Municipal para reforçar a segurança que já é feita por meio de rondas da Polícia Militar.

Para Aurora Siqueira, secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, é necessário resgatar os pontos turísticos de Rio das Ostras, investindo principalmente na questão da segurança. “A reunião aconteceu porque entendemos a urgência de um trabalho que resgate aquele espaço, um ponto turístico importante, principalmente pela sua proximidade com a Casa de Cultura”, disse a secretária de Turismo.

De acordo com Cristiane Regis, presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, houve um entendimento entre as secretarias de Governo da importância de atuarem juntas, uma vez que o momento exige uma ocupação integral da Concha, que deve ser feita pelo Poder Público. “Nossa cidade merece que esse espaço seja ocupado por ações artísticas e culturais, como munícipes e visitantes merecem”, comentou a presidente, destacando ainda que alguns mestres de capoeira estão dispostos a promover rodas e cursos gratuitos no local.

Na mesma linha de raciocínio segue o secretário de Segurança Pública, Paulo Carvalho. Pare ele, é preciso ações que promovam a cultura e o bem-estar no local, já que a Concha Acústica é um dos pontos mais visitados por turistas e frequentados por moradores. “Faremos o que for preciso para levar cada vez mais segurança e tranquilidade a esse e aos demais pontos de referência de Rio das Ostras”, disse o secretário.

CASA SORRISO – A Prefeitura de Rio das Ostras conta com um abrigo para moradores de rua, a Casa Sorriso, que funciona das 18h às 8h graças a uma parceria da Secretaria de Bem-Estar Social com as igrejas evangélicas e católica. No local, as pessoas acolhidas podem dormir e recebem refeições. Para ser atendido na Casa Sorriso é necessário um encaminhamento do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), que funciona na Rua Araguaia, 150, no Balneário Remanso.