“Pretas Por Ter” volta ao Teatro Popular
Publicada em: 2 de Março de 2012 - 18h02 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMNo ano passado, foram três sessões extras no Teatro Popular de Rio das Ostras. Com todo esse sucesso de público na cidade, a comédia “Pretas Por Ter” volta ao mesmo palco para apresentações na sexta-feira, sábado e domingo, dias 2, 3 e 4 de março, às 20h30. Encenada pela Cia. Baiana de Riso, a peça estreou em 2001 e, até o presente momento, já foi assistida por cerca de 500 mil pessoas em todo Brasil.
Várias são as razões para o sucesso e a aceitação do espetáculo. Uma delas é o estilo baiano de fazer humor marcado pelo teor “cítrico” e a irreverência. O texto de Alberto Damit, recheado de referências aos costumes e tipos baianos, foi construído a partir de pesquisas sobre o comportamento preconceituoso do negro para com o próprio negro.
A construção das personagens é outro ponto alto da encenação. Em quase todas as sessões, as pessoas reconhecem a professora conservadora, ortodoxa e cheia de manias pedagógicas ultrapassadas, e a orientadora disciplinar popular, mas totalmente consciente de sua condição racial.
Toda a história se desenrola no dia em que uma professora adoece e precisa ser substituída. Altair, a professora conservadora, é designada para substituí-la e Marlene, a orientadora, inconformada, decide atrapalhar os planos da outra e para isso utiliza toda sorte de artimanhas, interferindo o tempo todo na aula.
FICHA TÉCNICA:
Texto: Alberto Damit
Direção: Marco Antonio Lucas e Alberto Damit
Elenco: Marcus Magno (Professora Altair); Vítor Montalvão (Marlene); Marco Antonio Lucas (Merilyn)
Figurinos: Marco Antonio Lucas
Cenário: Luciana Lakaster
SERVIÇO:
Teatro Popular de Rio das Ostras
Avenida Amazonas, s/nº – Centro
Sexta-feira, sábado e domingo, dias 2, 3 e 4 de março, às 20h30
Indicação 12 anos
Ingressos a R$ 20 e R$ 10 (estudantes e maiores de 65 anos)