Procon de Rio das Ostras dá dicas para compras no Dia dos Pais
Publicada em: 4 de agosto de 2025 - 09h00 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
O Dia dos Pais está chegando. O Procon de Rio das Ostras dá importantes dicas para ir às compras e não ter dor de cabeça com os presentes.
Para as compras de forma geral, é necessário que o consumidor fique atento a todos os detalhes, principalmente em relação às condições para troca de produtos. Pela internet, por telefone, por venda de porta em porta ou realizada por catálogos essa atenção deve ser redobrada.
COMPRA ONLINE- De acordo com o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), para a compra pela internet, a pessoa tem o prazo de sete dias para desistência após a chegada do produto, mesmo sem ter motivo aparente para o cancelamento.
Antes de adquirir um produto, uma das recomendações é verificar a segurança do site. Faça uma pesquisa e compre em lojas conhecidas e de credibilidade, que tenham Certificado de Segurança, evitando sites desconhecidos.
Ao efetuar a compra online, capture todas as telas para ficar com o registro de todo o passo-a-passo até a finalização da compra. Guardar todos os e-mails de confirmação do pedido, pagamento e qualquer outra comunicação que receba da loja é imprescindível.
EXIJA NOTA FISCAL, SEMPRE – O presente é do pai, mas o direito é seu. Guarde a nota fiscal para trocar, reclamar ou devolver se tiver algum problema.
Fique de olho na política de troca. Lojas físicas não são obrigadas a trocar produtos por arrependimento, só em caso de defeito. Mas se prometeram, é obrigatório o cumprimento.
PROMOÇÕES E PRESENTE CERTIFICADO – Se o produto estiver com defeito, mesmo sendo promocional, a loja tem obrigação de resolver. Preço menor não significa direito menor do consumidor.
Fuja de “combos” que podem configurar venda casada. Presentes com brinde, combos com itens agregados ou “leve dois, pague um” devem ter tudo bem descrito no anúncio e na nota.
Fique atento à certificação dos presentes. Produtos como barbeadores elétricos ou eletrônicos precisam ter selo do Inmetro ou outro órgão regulador.
Serviços também têm garantia! Contratou um serviço para seu pai? Exija recibo e saiba que serviço malfeito também é passível de reclamação.
DESCONFIE DE OFERTAS MILAGROSAS – O presente pode virar dor de cabeça. Promoções abaixo do preço médio merecem atenção, afinal isto pode ser um golpe. Verifique a confiança da loja, se há CNPJ, telefone e endereço fixo.
Sites como Reclame Aqui e o próprio Procon podem ajudar a identificar empresas confiáveis.
DENÚNCIAS – Caso o estabelecimento não esteja cumprindo as regras do Código de Defesa do Consumidor (CDC), o consumidor pode fazer uma denúncia para o Procon de Rio das Ostras, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Rua das Casuarinas, Nº 595, no Âncora.
O Órgão também disponibiliza atendimento por WhatsApp, para denúncias, pelo número (22) 2771-6581.