Procon faz comparativos de preços durante Black Friday

• Foto: Maurício Rocha
    Consumidores receberam cartilhas sobre dicas de compras seguras.
  • Foto: Maurício Rocha
    Procon e OAB orientaram cidadãos que buscavam promoções da Black Friday.
  • Foto: Maurício Rocha
    Cerca de 50 lojas foram fiscalizadas durante ação da Black Friday.
  • Foto: Maurício Rocha.
    Agentes do Procon abordavam motoristas para entrega de cartilhas.
Publicada em: 29 de novembro de 2021 - 11h41 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Ação fiscalizou cerca de 50 estabelecimentos comerciais na última sexta, dia 26. Foto: Maurício Rocha
Consumidores receberam cartilhas sobre dicas de compras seguras. Foto: Maurício Rocha
Procon e OAB orientaram cidadãos que buscavam promoções da Black Friday. Foto: Maurício Rocha
Cerca de 50 lojas foram fiscalizadas durante ação da Black Friday. Foto: Maurício Rocha
Agentes do Procon abordavam motoristas para entrega de cartilhas. Foto: Maurício Rocha.

Ação fiscalizou cerca de 50 estabelecimentos comerciais na última sexta, dia 2

Um mês antes do dia da Black Friday, o Procon de Rio das Ostras fez um levantamento de preços dos produtos mais vendidos nas maiores lojas do Município. A ação gerou dados para fiscalizar as promessas de descontos destes mesmos estabelecimentos no dia 26 de novembro, data oficial da campanha de abatimentos de preços no Brasil. Foram inspecionados cerca de 50 espaços comerciais.

Durante a fiscalização, o Procon verificou que na maioria das lojas os descontos oferecidos, que variavam de 50% a 70%, estavam de acordo com os anúncios. Um auto de infração foi lavrado em uma loja, que apresentou ofertas enganosas. Neste caso específico, os produtos tiveram seus preços elevados e, com os falsos descontos, voltaram para o preço normal. Essa tentativa de enganar os consumidores foi flagrada no ato fiscalizatório.

Enquanto os agentes do Procon transitavam em diversos comércios no Município, equipes de servidores, em parceria com a 52º subsecção da OAB de Rio das Ostras, abordavam os consumidores em torno da Praça José Pereira Câmara, no Centro, para entregar uma cartilha informativa e dar assistência para que os cidadãos fizessem compras seguras e não caírem em golpes.

“Além do comparativo de preços, também verificamos se estavam cumprindo com o protocolo de aferição de temperatura na entrada das lojas e se os preços estavam visíveis e de fácil acesso aos consumidores. Vamos seguir forte para que nossa população tenha seus direitos cumpridos”, relatou Dr. Rafael Macabu, coordenador do Procon de Rio das Ostras.