Foto de um por do sol na praia com gaivota sobrevoando e pier ao fundo

Procon faz orientações para compra segura na Black Friday

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    No dia 25 de novembro, o Procon de Rio das Ostras estará na Praça Jose Pereira Camara, no Centro, para orientar os consumidores
Publicada em: 17 de novembro de 2022 - 16h33 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
No dia 25 de novembro, o Procon de Rio das Ostras estará na Praça Jose Pereira Camara, no Centro, para orientar os consumidores Foto: Divulgação

Data ficou conhecida pelos descontos oferecidos aos consumidores no comércio

No dia 25, Dia da Black Friday, data que já é conhecida pelos descontos no comércio, o Procon de Rio das Ostras em parceria com a 52° Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), estará na Praça José Pereira Câmara, das 9h às 16h, para orientar os consumidores para efetuarem compras seguras.

Durante o evento, que acontece das 9h às 16h, os agentes irão distribuir para a população cartilhas para diminuir os riscos de o consumidor cair em golpe.

“Uma das orientações importantes para este Black Friday é que o consumidor compre em sites confiáveis, em que já tenha comprado alguma vez com sucesso ou que alguém de confiança indicou. Evite promoções muito vantajosas. E nas lojas físicas, exija o cumprimento da oferta conforme anunciado. Se puder, tire fotos dos preços para ter provas do que foi anunciado pela loja”, esclareceu o coordenador executivo do Procon de Rio das Ostras, Rafael Macabu.

O Procon de Rio das Ostras destacou algumas dicas para os consumidores não caírem em golpes. Confira:

– Desconfie de preços abaixo da média, pois podem ser indícios de golpe,

– Tenha cuidado com ofertas tentadoras enviadas por e-mail e SMS ou anunciadas nas redes sociais, especialmente se vierem de lojas desconhecidas,

– Ao efetuar as compras, dê preferência ao cartão de crédito. Cuidado com sites que somente aceitam receber por boleto ou transferência bancária, pois, se houver algum problema com a compra, será mais difícil conseguir ressarcimento junto ao banco,

– Nunca informe dados do cartão de crédito pelas redes sociais. Desconfie de lojista que solicitar essas informações,

– Todo site deve exibir o CNPJ da empresa ou o CPF da pessoa responsável, além de informar o endereço físico ou o endereço eletrônico em que a loja possa ser encontrada. A página também é obrigada a disponibilizar um canal para atendimento ao consumidor, o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC),

– Prefira comprar de lojas conhecidas ou indicadas por amigos e familiares. Pesquise a reputação em sites que avaliam lojas virtuais. Os comentários de consumidores nas redes sociais podem servir de suporte nesse caso.

 

Pesquisa no Portal