Foto de um por do sol na praia com gaivota sobrevoando e pier ao fundo

Procon fiscaliza vendas para Dia das Mães

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Procon fiscaliza ofertas e promoções para Dia das Mães
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    O Procon de Rio das Ostras orienta os consumidores para evitar problemas e arrependimentos na hora de comprar os presentes
Publicada em: 10 de Maio de 2023 - 15h16 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Procon fiscaliza ofertas e promoções para Dia das Mães Foto: Divulgação
O Procon de Rio das Ostras orienta os consumidores para evitar problemas e arrependimentos na hora de comprar os presentes Foto: Divulgação

Dia das Mães está chegando e a procura pelos presentes aumenta. O Procon de Rio das Ostras orienta os consumidores para evitar problemas e arrependimentos na hora de comprar os presentes.

O coordenador-executivo do Procon Rio das Ostras, Rafael Macabu, destaca o trabalho do órgão. “É importante prestar atenção na hora da compra para evitar o arrependimento. Damos algumas orientações para que os consumidores realizarem uma compra segura. Os fiscais do Procon estão visitando os estabelecimentos comerciais para verificar a exposição de preços, ofertas e a publicidade voltada para o Dia das Mães, que será no próximo domingo.”, declarou.

Para as compras de forma geral, é necessário que o consumidor fique atento em todos os detalhes, principalmente nas condições para troca de produtos. Pela internet, por telefone, por venda de porta em porta ou realizada por catálogos, essa atenção deve ser redobrada. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), nesses casos, a pessoa tem o prazo de sete dias para desistir da compra após a chegada do produto, mesmo sem ter motivo aparente para o cancelamento.

Outra questão importante é verificar a segurança do site. O Procon recomenda uma pesquisa e compra de lojas conhecidas e de credibilidade, que tenham Certificado de Segurança, evitando sites desconhecidos.

Ao efetuar a compra online, os consumidores devem capturar todas as telas para ficar com o registro de todo o passo-a-passo até a finalização da compra. Também é imprescindível guardar os e-mails de confirmação do pedido, pagamento e qualquer outra comunicação que receba da loja.

Na hora do pagamento, dê preferência via boleto bancário ou com cartões virtuais oferecidos pelas instituições bancárias, que disponibilizam número de temporário gerado pelos aplicativos. Se o número gerado não for usado, irá expirar automaticamente em um determinado prazo. Desta forma, as compras do Dia das Mães ficam mais seguras.

PRAZO DE ENTREGA – O consumidor deve observar o prazo de entrega, pesquisar preços, exigir a nota fiscal e prestar atenção nos juros em compras parceladas. É preciso tomar cuidado com os preços promocionais. Alguns estabelecimentos e sites oferecem descontos a clientes fidelizados por algum cartão, cadastro ou ao utilizar um meio de pagamento específico.

Nos cartazes das ofertas, muitas vezes o valor do produto é apenas para esses clientes, e o preço para o público está em letras menores. Além disso, é importante verificar, na hora de finalizar a compra, se o preço registrado é o mesmo que estava sendo ofertado. Prestar atenção no valor é fundamental

FISCAIS EM AÇÃO – Os fiscais do Procon Rio das Ostras estarão nas ruas neste sábado, dia 13 de maio, véspera do Dia das Mães, garantindo que nenhuma abusividade seja cometida, como publicidade enganosa ou descumprimento de qualquer artigo do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Caso o estabelecimento não esteja cumprindo as regras do Código de Defesa do Consumidor, o consumidor pode fazer a denúncia ou reclamação pelo Whatsapp da fiscalização por meio do telefone (22) 2771-6581.

É possível também enviar pelo Whatsapp fotos dos estabelecimentos que não estiverem cumprindo o CDC.

Pesquisa no Portal